quarta-feira, 18 de junho de 2014

Mundial 2014: Grupo G


Alemanha 4-0 Portugal
Sobre Portugal já falei, não há mais a acrescentar. A somar a todas as debilidades colectivas que esta equipa sempre teve, juntaram-se erros individuais, erros do árbitro e paragens cerebrais.
A Alemanha alinhou num 4x2x3x1 com quatro centrais na linha defensiva, uma duplo pivot com Lahm e Khedira e Kroos atrás de Ozil, Goetze e Muller. Com tantas fragilidades e erros individuais foi fácil para os médios alemães ultrapassarem as primeiras linhas defensivas e chegar à área sempre em superioridade numérica. As trocas posicionais no ataque desfizeram a organização defensiva portuguesa baseada em marcações individuais. Foi tudo tão simples que não foi preciso um grande jogo para golear...

Gana 1- 2 Estados Unidos
Estados Unidos entraram a ganhar o jogo e isso mudou a postura das equipa de imediato. Os africanos passaram a correr atrás, tomando as rédeas do jogo e criando várias oportunidades de golo. Os americanos baixaram as linhas, num  4x4x2 losango, com os 4 médios muito próximos da linha defensiva e Dempsey e Altidore (e depois Johannsson) soltos na frente e as referências para as saídas de bola. O jogo directo foi a única arma com que Klinsmann apetrechou a sua equipa e, se olharmos apenas para os resultado, foi suficiente.
Se olharmos para o processo, considero que o resultado não é justo. O Gana, apesar de desorganizado defensivamente, foi sempre muito melhor com a bola e criando oportunidades de finalização suficientes para ganhar o jogo.O golo do Gana foi um dos melhores golo até agora. Jogada colectiva interessante até à finalização. 
Destaco deste jogo Rabiu, Muntari, e os dois Ayew no Gana e Jermaine Jones, Bradley e Dempsey nos Estados Unidos.

Sem comentários:

Enviar um comentário