domingo, 15 de junho de 2014

Mundial 2014: Grupo B


Espanha 1-5 Holanda
Um dos resultados mais inesperados da primeira jornada. Não pela vitória da Holanda que tem uma excelente equipa mas pelos números expressivos (e exagerados adianto eu).
Primeira parte dominada pela Espanha com a Holanda a espreitar com transições objectivas. O golo de Van Persie (um dos melhores do mundial certamente) aos 44' foi fundamental para o que viria a acontecer na segunda parte, no lance anterior Silva podia fazer o 2-0.Neste golo ficam a nu as fragilidades na coordenação da última linha Espanhola. Ou bem que Piqué larga a referência individual e acompanha o resto da linha ou o resto da linha baixa e alinha por Piqué (mais sensata a segunda hipótese por não haver contenção próxima).


Na segunda parte os erros defensivos continuaram e 2-1. O 3-1 é falta sobre Casillas e a partir daqui a Espanha acabou.
A Holanda jogou com 5 defesas, 2 médios de cobertura, Sneijder a 10 e 2 avançados na frente, que resolveram o jogo. A Espanha no seu esquema habitual, com 2 médios defensivos atrás de Xavi e 3 na frente, desta vez sem falso nove. Nenhum dos dois esquemas me parece apropriado. A Holanda vai precisar de mais gente na frente com equipas mais fracas uma vez que os laterais só participaram com cruzamentos ou passes longos. A Espanha devia soltar um dos médios mais defensivos e colocar mais um homem entre linhas e sobretudo aumentar a intensidade após perda da bola.

Chile 3-1 Austrália
A jogar contra uma equipa muito menos capaz, o Chile acabou por ter muito mais dificuldade do que seria de esperar. Demasiada lentidão com bola e fragilidades na organização defensiva puseram em causa a vitória. Cahill com dois cabeceamentos podia ter empatado o jogo numa altura em que o Chile estava demasiadamente descontraído.
O Chile alinhou num 4x4x2 losango e em comparação com o meu onze colocou Valdivia atrás de Vargas e Sanchez em detrimento de mais um extremo, no caso Orellana.
Os sul americanos cumpriram o objectivo mas precisam de aumentar a intensidade (sobretudo com bola) se querem causar a equipas mais fortes defensivamente. Este grupo vai ser muito interessante...
Na Austrália, muitas dificuldades em manter a bola e a opção a recair sempre em Bresciano e Cahill, sobretudo em passes longos e cruzamentos. Com um pouco de sorte podia ter posto o Chile em sentido.

Sem comentários:

Enviar um comentário