segunda-feira, 31 de março de 2014

Quaresma na selecção? Eu não convocava...


Assim que Quaresma chegou ao FC Porto, a conversa da convocação do extremo para o mundial do Brasil começou. Uns porque continuam a achar que o talento de Ricardo faz falta à equipa, outros porque consideram que as opções são mais fracas.
Desde há muito tempo que a minha posição é contrária. Nunca fui grande apreciador do talento "selvagem" de Quaresma. Em nenhuma fase da sua atribulada carreira.
Agora que Quaresma deu mais uma triste amostra do que é como colega de profissão, grande parte dos que a seguir ao jogo em Nápoles apregoavam a sua convocação começam a ficar nervosos e com dúvidas.
Escrevo sobre o tema exactamente para mostrar que não é por ser irreverente, por não saber perder ou por gostar de confusão, que não convocava Quaresma. Não convocava porque no campo Quaresma é muito mais problema do que solução. Colectivamente Quaresma não existe. Para ele não há equipa. O ego está acima de tudo e principalmente, o tamanho do ego fez com que o potencial que apresentava ainda em Alcochete nunca se tivesse transformado em qualidade.
Quaresma tem muitos defeitos. O principal é não saber nada do jogo. Desses temos muitos e que dão de certeza menos problemas quando ficarem no banco.

12 comentários:

  1. Telmo, não tenho dúvidas nenhumas: o talento de Quaresma faz falta na selecção, quer seja a jogar quer seja no Banco! Se o treinador não consegue "domar" um jogador com garra e vontade de jogar como o Quaresma, mas que não é o supra-sumo da inteligência e do controlo emocional, então não deverá conseguir grande coisa ... Acho pior quando este tipo de situações acontecem com um treinador e face a agentes da autoridade! Abraço. Rodrigo

    ResponderEliminar
  2. Não percebeste o que eu escrevi.

    "Escrevo sobre o tema exactamente para mostrar que não é por ser irreverente, por não saber perder ou por gostar de confusão, que não convocava Quaresma."

    Não por ser domável ou deixar de ser! Até porque Paulo Bento já mostrou em várias situações ser bastante inflexível em questões de disciplina.
    Não convocava Quaresma porque não acrescenta nada à equipa. Joga para ele próprio, desconhece por completo o conceito de colectivo e sabe muito pouco do que é o jogo hoje em dia. É péssimo a tomar decisões e para fazer uma jogada individual que levanta o estádio (e consegue) precisa de perder 10 bolas e expor a equipa a transições muitas vezes decisivas.

    O Porto está pior com Quaresma do que sem. Sobretudo porque o colectivo está muito mais fraco do que noutras ocasiões em que o extremo jogos no dragão.

    Não tem nada a ver com a irreverência...

    ResponderEliminar
  3. Eu não tenho conhecimento que tu tens relativamente às dinâmicas do jogo, mas concordo que não é um jogador que "faça jogar" (à excepção de alguns centros). Mas é um jogador que faz as pessoas gostar de futebol - tem talento e consegue ser genial. Pode não ser um "Rui Costa" ou "Deco", mas é um jogador que pode fazer falta em momentos em que falte inspiração à selecção - a jogar ou a entrar do banco.
    Tenho a certeza que o Ronaldo gostaria de não ser o único jogador a "carregar às costas" a necessidade de inspiração e imprevisibilidade. E essa necessidadade vai surgir ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu gosto muito de futebol e Quaresma não me faz levantar da cadeira muitas vezes :) Mas eu entendo o que queres dizer. O adepto normalmente gosta de dribles, fintas, trivelas e letras. A criatividade, essa sim que faz muita falta à selecção ao contrário dos malabarismos, não abunda em Quaresma. Mas a confusão entre os dois conceitos é normal.

      Eliminar
    2. Eu também gosto de futebol e quanto a mim não é confusão. Acho que o Quaresma consegue mesmo "sacar" algo fora do normal chamemos-lhe criatividade, dribles, fintas, etc.
      Agora percebo que para alguns adeptos de futebol com cores e paixões clubísticas bem definidas o sentimento seja exactamente o oposto! Eu também não consigo explodir de alegria quando o Gaitan marca um golasso!
      Dizer que o Quaresma é um problema para a equipa quando este representa apenas um onze avos da mesma é que me parece uma simplificação um pouco abusiva da tua parte ... independentemente de não apreciares o jogador.

      Eliminar
    3. Se fores um pouco atrás e leres algumas coisas que escrevi sobre o FC Porto no início da época, verás como fico entusiasmado com coisas que Lucho era capaz de fazer ou mesmo Fernando. Aquilo que Lucho faz é criatividade. Aquilo que Quaresma faz é auto-recreação. Não é uma questão de opinião, é uma questão de influência no jogo.
      Que tu não consigas reconhecer valor a um jogador por ser de um clube que não aprecias é normal. Felizmente nem toda a gente é assim e consegue algum distanciamento quando fala de futebol.
      Quaresma é um problema para a equipa sobretudo porque esta não está organizada de forma a proteger o risco que Quaresma empresta sempre que tem a bola. No passado, Quaresma já foi solução no FC Porto. Mas não neste FC Porto...

      Eliminar
    4. Nisso concordo contigo, o Quaresma não é a solução para o FCP! Agora também não acho que seja o problema; se me disseres que o Licá, o Josué, o meio campo ofensivo, mesmo o Varela, o treinador (entre outros ..) fazem parte do problema, até consigo aceitar, não porque acho que sejam de facto um problema, mas porque a sua qualidade não se coaduna c/ os standards aceitáveis naquela equipa.

      Dizeres que um jogador que veio trazer mais algum interesse (ainda é muito baixo!) ao Porto, seja através de golaços, fintas ou trivelas, é um problema .... bem, não consigo concordar, por muitos riscos desnecessários que ele já tenha assumido.

      PS: daí achar que esta tua visão em particular está enviesada por uma opinião pessoal sobre o jogador em causa e, talvez, paixão clubística.

      Eliminar
    5. Se para fazer golaços, fintas e trivelas num jogo necessitar de perder 10 bolas e expor a equipa a 10 transições, prefiro não contar com esse jogador.
      Os resultados estão à vista...é só fazer as contas.

      E não é enviesamento, tudo o que eu digo é completamente baseado na minha opinião pessoal. Apenas e só.

      Eliminar
  4. Boas Telmo, confesso que também levava Quaresma, claro que o seu ego e o seu egoísmo em campo também me enerva um pouco mas ainda assim acho que é uma mais-valia. Mas prefiro me debruçar noutro tema: Já reparas-te na quantidade e qualidade de opções que temos nessa posição? CR7, Nani, Ricardo Quaresma, Rafa, Danny, Varela , Bruma e ainda...Vieirinha, Bruno Gama, Hélder Barbosa, Candeias! Nem todos têm a mesma qualidade claro, mas se forem CR7, Nani, Varela, Rafa e um dos restantes acho que não há motivo para polémicas!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não concordando com a mais valia de Quaresma, concordo que opções do mesmo nível há varias. Mas infelizmente um pouco abaixo do que já tivemos no passado recente. Dessa lista, Rafa parece ter muito potencial, apesar de com Jesualdo não ter uma posição definida... Bruma está fora das contas com uma lesão gravíssima. Nani se estiver em codições é dono do lugar. Varela pela capacidade mediana de manter um ritmo alto deve continuar a ser opção. Vieirinha deve disputar o lugar na convocatória com Rafa e Danny deve ser a terceira opção, depois de Nani e CR7. Os outros são ainda abaixo deste grupo, parece-me.

      Eliminar
  5. O Quaresma só me faz levantar da cadeira quando é para o mandar pra um sítio que eu ca sei! De resto, é um rufia sem classe para vestir a camisola das quinas... Ouviste Josué??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compreendo, mas não são essas as razões que me levariam a descartar Quaresma. Nem Josué. Apesar de, como é óbvio, não gostar quando um jogador com a camisola da selecção insultar o público...

      Eliminar