quarta-feira, 20 de novembro de 2013

O Estoril de Marco Silva - parte II

 

Segunda parte do jogo muito parecida com a primeira. O Estoril sempre com mais vontade de mudar o resultado do que o adversário e a Académica a defender, bloco baixo, tentado um ou outro contra-ataque sem grande qualidade e sustentados em rasgos individuais.

Ofensivamente o Estoril continuou a usar a opção mais rápida (e quase sempre a pior) para chegar à finalização, usando sobretudo os corredores laterais para criar desequilíbrios com cruzamentos.
Das poucas situações em que usou o corredor central consegui criar desequilíbrios mas ainda assim optou (mal) pela solução mais rápida e não pela melhor (sempre a rapidez em detrimento do critério).

Na primeira situação a decisão foi péssima tendo em conta as duas opções que se afiguravam ao portador.



A segunda situação mostra claramente que o Estoril tem qualidade suficiente para usar o corredor central como prioridade para a desorganização do adversário e para chegar a zonas de finalização. Podendo no final ter decidido melhor, aumentando a probabilidade de sucesso, conseguiu construir uma boa situação pelo corredor central.



Defensivamente as dificuldades continuaram bem visíveis e só não foram maiores porque o adversário praticamente abdicou de atacar e preferiu ficar à espera que o jogo terminasse. Nos poucos contra-ataques que a Académica conseguiu conduzir (e o Estoril permitiu várias situações para que isso acontecesse) o posicionamento da linha defensiva foi deficiente e só não pôs em risco o empate conseguido porque a Académica não aproveitou.



Realço a atitude dos jogadores do Estoril que fizeram sempre tudo para dar a volta ao resultado. A perder, Marco Silva abdicou de um dos três médios e incluiu mais um avançado, passando a actuar num 4-4-2 (com dois extremos muito ofensivos). Esta alteração podia ter levado o jogo para qualquer um dos lados uma vez que criou situações de finalização para ambas as equipas.

Foi só um jogo, é um facto, mas continuo cada vez mais desconfiado.

Assim que tiver tempo vou analisar o Braga - Estoril. Um jogo com um adversário que em teoria vai criar mais dificuldades e em que a organização do Estoril deve ter sido posta mais à prova.

Até breve!

Sem comentários:

Enviar um comentário