terça-feira, 10 de agosto de 2010

Supertaça... mais Porto ou menos Benfica?

Do que vi, pareceu-me muito menos Benfica.
Sem querer tirar mérito a ninguém - e o Porto teve-o, foi eficaz a atacar e a defender e soube travar alguns momentos onde o Benfica é forte - pareceu-me que a estratégia do Jesus falhou, mas falhou principalmente porque o plantel continua com lacunas importantes...
Começando de trás, Roberto, apesar da sensação de insegurança que continua a demonstrar, esteve bem e não comprometeu.
Na direita o primeiro problema. Como já aqui tinha referido, o Ruben Amorim é médio (e com qualidade) e ponto final. Se o Benfica quer atacar todas as competições como tem sido referido, tem a necessidade de contratar um lateral direito de qualidade - de preferência súperior a Maxi Pereira - que assegure a posição de uma forma semelhante ao que já fez Coentrão do outro lado.
Na esquerda o único problema foi mesmo o Jesus! Segundo ele - e eu até confirmo - criou um dos melhores laterais esquerdos do Mundo, no entanto, achou por bem que este jogasse como interior esquerdo... Percebo a ideia de tentar ganhar vantagem com a utilização de um jogador rápido na zona do fraquito Sapunaru. Mas tinha sido muito mais inteligente importuná-lo com 2 jogadores (até podia ser o Peixoto a jogar no meio campo) uma vez que é conhecida a pouca vocação de Hulk para defender.
No centro da defesa, percebo a utilização de Luisão ao lado do indiscutível David Luiz, mesmo sabendo que tinha pouco tempo de trabalho, concordo que Luisão é bastante melhor que Sidnei, mesmo sem a condição física no máxima das possibilidades. Esteve mal nos dois golos (no segundo estava lesionado) mas não foi por isso que o Benfica não ganhou o jogo.
No meio campo Airton esteve bem e cumpriu, apesar de sentir que o lugar mais tarde ou mais cedo é do Espanhol, que por agora é mais jogador. Do lado direito, Carlos Martins foi dos mais audazes, mas esteve mal sobretudo no número de bolas que perdeu por passes errados. Na transição defensiva sentiu-se muito a falta da intensidade de Ramires que este não tem (nem vai ter!). Na minha análise de início de época não considerei a hipótese de Ramires sair. Saíu e tem que ser substitído por alguém com características semelhantes para que o equilíbrio da equipa seja garantido. Para este jogo, no entanto, não havia outra solução (Amorim era o único com possibilidade de jogar como lateral). Do lado esquerdo do meio campo já falei e uma vez que Gaitán parece não ser solução para esta posição (pelo menos nesta altura), o Benfica tem que ir ao mercado, para adquirir um desiquilibrador. Aimar este abaixo do que nos habituou sobretudo por que o Benfica falhou a grande maioria das transições - quer por erros próprios de Carlos Martins e dos laterais, quer pela boa cobertura de Falcão a David Luiz e de Fernando a Aimar, que são os principais transportadores da bola para o meio campo ofensivo.
Na ataque, Cardozo não existiu (já não tenho palavras...) e Saviola, à semelhança do que foi demostrando durante a pré-época, ainda está atrasado na recuperação dos índices de confiança que o levaram a ser um dos mais perigosos da equipa na época passada (teve duas boas oportunidades que, em determinada altura da época passada, dificilmente falharia). Jara entrou nervoso e inseguro e não ajudou...

As escolhas podiam ter sido diferentes, mas o que me salta à vista, é que o plantel tem lacunas importantes... e o tempo já não é muito!

Sem comentários:

Enviar um comentário