quarta-feira, 19 de maio de 2010

Se fosse eu... SLB - parte II

Vamos agora olhar a para o sector defensivo da equipa encarnada e perceber o que seria necessário fazer para melhorar - há sempre coisas a melhorar! - a estrutura defensiva da equipa.
No corredor direito esta época o Benfica contou com Maxi Pereira, Patric, Luís Filipe e o adaptado Rúben Amorim. Deste lote parece-me que Patric e Luís Filipe não têm qualidade para representar o Benfica - devem ser vendidos/dispensados sem dúvidas -  e Ruben Amorim - apesar de ser uma adaptação bem conseguida - é médio e a isso não há volta a dar. Ficamos então com Maxi Pereira, jogador voluntarioso, aguerrido, equilibrado ofensiva e defensivamente e com alguma qualidade. Mas se o Benfica quer de facto projectar-se internamente e na Europa de forma continuada, Maxi é manifestamente insuficiente. Um lateral direito de qualidade, rápido, com instinto ofensivo e margem de progressão. Não consigo apontar nenhuma ao alcance do orçamento benfiquista, mas o Miguel, com a forma desportiva e a vontade que tinha quando deixou Lisboa, assentava que nem uma luva!
Para o corredor esquerdo o plantel possui neste início de época Fábio Coentrão (desenganem-se os que pensam que vai voltar a jogar como médio), César Peixoto, Schaffer e Jorge Ribeiro. Dos quatro, três são de qualidade mais do que duvidosa - Schaffer impressionou-me pela qualidade ofensiva, mas não conseguiu aprender os princípios da organização ofensiva e por isso não tem segunda oportunidade - e devem seguir o seu caminho sem a camisola do Benfica (César Peixoto deve ter mercado, os outros são mesmo para dispensar). Deve ser pensada a aquisição de um lateral esquerdo de grande qualidade para concorrer com Fábio Coentrão (o Benfica tem jogos mais que suficientes para dois jogadores!). Ainda não conheço qualquer movimentação no mercado para esta posição (apesar de saber que esta é uma posição a reforçar), mas jogadores como Ansaldi (Rubin Kazan) ou Kolarov (Lazio) já me impressionaram em diversas ocasiões (devem ser caros, mas isso é com o "Kadafi dos pneus"!).
No centro da defesa o Benfica possui Luisão, D. Luíz, Sidnei, Miguel Vítor aos quais se juntou Fábio Faria (Roderick foi emprestado ao Rio Ave). Na minha opinião o Benfica devia aproveitar a mais-valia de ter Luisão numa das equipas mais fortes do Mundial e valorizar o seu passe, transferindo-o. Ficava com 4 centrais de qualidade que me parecem ser mais do que suficientes para o ataque à próxima época (o 5º central ficaria reservado a alguém vindo das camadas mais jovens).

Resumindo, saem Patric, Luís Filipe, César Peixoto, Schaffer, Jorge Ribeiro e o Luisão. Entram o Miguel (ou um de valor semelhante) e o Kolarov (ou um de valor semelhante).

A seguir vêm os médios.

4 comentários:

  1. http://www.marca.com/2010/05/20/futbol/futbol_internacional/calcio/1274372920.html

    ResponderEliminar
  2. Pois, já tinha lido sobre interesse do Real Madrid (que bem precisa, diga-se!). Mas fazemos assim, ficam com o Di Maria por 40 milhões (só para não ser mais que o Villa) e deixam o Kolarov para nós! Não tem nada que saber...

    E pronto... vá... nós não aliciamos o Casillas... :)

    ResponderEliminar
  3. Não sei se já estão interessados no Di Maria...já se diz que vão fechar o Silva esta semana, e se vier o Mourinho parece que quer o Gerrard também.

    ResponderEliminar
  4. Cabem lá o David Silva e o Di Maria já que o único extremo é o Ronaldo (e não jogou como extremo esta época). Quanto ao Gerrard já é um namoro antigo, não tem nada a ver com Mourinho... e também não inviabiliza a entrada de Di Maria. Se bem que eu queria ver Di Maria no Manchester, com tempo para evoluir e adaptar-se...

    ResponderEliminar