segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

Liga NOS 2018-2019 - Sporting CP 2-4 SL Benfica: Domínio benfiquista desde o início do jogo. Keiser está num labirinto...

Derby muito aguardado e decisivo sobretudo para quem não o ganhasse. Dois treinadores novos em ambas as equipas e algumas caras novas na convocatória dos leões eram alguns aliciantes adicionais para temperar um jogo historicamente encantador. A vitória sorriu ao Benfica que com mais facilidade do que seria de esperar dominou o jogo desde os minutos iniciais e que podia, a determinada altura, transformar-se hum resultado histórico de goleada em Alvalade.
A equipa de Bruno Lage aparece um pouco mais recuada que o Sporting o que se compreende uma vez que esteve por cima no resultado durante 80 minutos. A distribuição dos jogadores foi a do costume com Samaris e Seferovic no lugar dos lesionados Fejsa e Jonas. O grego está sem ritmo competitivo e foi um dos mais desinspirados da equipa, com muitos passes falhados e algumas perdas importantes como no golo de Bruno Fernandes. Penso até que nesta fase seria mais proveitoso para a equipa juntar a Gabriel o jovem Gedson que com algum treino numa posição mais recuada podia fazer o lugar com mais qualidade ofensiva do que o grego e mesmo do que Fejsa. O corredor de Jardel, Grimaldo e Gabriel foi como sempre o mais perigoso e apenas Pizzi, no corredor contrário, conseguiu ter a bola nas mesmas condições. Rafa esteve um pouco apagado e teve pouca bola neste jogo.
 O Sporting iniciou o jogo no 4x3x3 que tem caracterizado o modelo de Keiser desde que chegou a Alvalade. Apesar de todas as dificuldades, o Sporting teve mais bola que o Benfica, só que junca foi capaz de fazer algo interessante com ela limitando-se a fazê-la percorrer as zonas exteriores do bloco defensivo do Benfica. André Pinto jogou no lugar de Mathieu e isso dortou a capacidade dos leões desbloquearem a primeira fase de construção. Nani esteve bastante abaixo do que pode fazer e acabou lesionado. Foi Bruno Fernandes o único com alguma capacidade para fazer a diferença, mas é curto para um candidato ao título.

O gráfico de golos esperados é bastante claro. A diferença entre o que as duas equipas criaram no jogo foi abismal e isso traduziu-se numa vitória confortável. Se analisarmos com mais detalhe, o Sporting só conseguiu criar algo quando o Benfica já ganhava por 4-1 e se retirarmos o lance do penalty, que nasce de um erro individual de Vlachodimos, o Sporting criou mesmo pouco. Se pensarmos que os leões permitiram oportunidades suficientes para os 4 golos que sofreram é fácil perceber que Keiser tem um problema grave para resolver, sobretudo jogando no seu reduto.

Sem comentários:

Enviar um comentário