domingo, 9 de dezembro de 2018

Liga NOS 18-19 Vit. Setúbal 0-1 SL Benfica: Vitória suada e com alguma sorte

O primeiro jogo que analiso é o do Benfica por ser, na minha opinião, o mais difícil dos três grandes, não só porque o Benfica passa por grandes dificuldades num momento de instabilidade geral, mas também porque joga num campo tradicionalmente difícil e contra um adversário bem organizado por Lito Vidigal.
Benfica no já habitual 4-3-3 com o mesmo onze que inicio o jogo da semana passada com o Feirense e que vem sendo o mais utilizado nos últimos tempos. Zivkovic e Rafa, aos poucos vão ganhando o seu lugar no onze e Rui Vitória vai percebendo que jogando com os melhores está sempre mais próximo de ganhar. Em relação ao posicionamento destacam-se os extremos em posições bastante interiores mas isso deve-se em grande maioria ao facto de terem trocado de flanco por diversas vezes. Pizzi uma vez mais fundamental na dinâmica de passes da equipa e a ala esquerda sempre mais utilizada sobretudo porque tem Grimaldo, Pizzi e Zivkovic nesse corredor. Grimaldo está mesmo numa forma tremenda e tem criado desequilíbrios em todos os jogos. Desta vez foi no lance do golo com uma combinação fantástica com Zivkovic que o levou a fazer o passe para a assistência de Gédson.
O Vitória alinhou inicialmente num 4-4-2 com 2 médios mais defensivos - Agu e Semedo - 2 avançados - Cádiz e Mendy -  e 2 extremos - Bessa e Heriberto - que na rede de passes estão com posições pouco definidas porque Heriberto foi substituído ao intervalo mas jogou a primeira parte pelos três corredores, enquanto Bessa esteve sempre mais próximo do corredor esquerdo. Pouca posse para os Sadinos que jogaram preferencialmente num bloco mais baixo esperando as oportunidades para contra-atacar. Destaque especial para Agu que sendo bastante interessante em termos físicos e bastante inteligente com bola foi sempre dos mais criativos na procura de linhas de passe enquanto equilibrava a equipa quando não tinha a bola. O Nigeriano de 24 anos emprestado pelo FC Porto tem estado em belíssimo plano e pode ser opção para Sérgio Conceição se algum médio for transferido (fala-se da saída de Herrera que ainda não renovou).
Em relação ao resultado, apesar de algum controla por parte da equipa do Benfica, a verdade é que o empate espelharia muito bem o que se passou no Bonfim. O Benfica teve mesmo menos oportunidades de golo (12) que o Setúbal (14), apesar das ocasiões encarnadas terem sido um pouco mais perigosas, sobretudo o golo de Jonas aos 17' e o remate de Rafa aos 57' para defesa brilhante de Cristiano. No total, 1.39 xG vs 1.66 xG mostram bem a dificuldade (e alguma sorte) que o Benfica teve para ganhar este jogo. Resumindo, o Benfica melhorou pouco (ou nada) e continua com muita dificuldade em criar oportunidades claras de golo e a permitir oportunidades aos adversários. Com esta forma de jogar, dificilmente se aguentará muito mais tempo na perseguição aos rivais mais directos que continuam a ganhar os seus jogos.

4 comentários:

  1. A partir do momento em que sai esta frase: "Pizzi uma vez mais fundamental na dinâmica de passes da equipa", depois de um jogo simplesmente horrível do mesmo, perde-se a vontade de continuar a ler a análise ao jogo.

    Carlos Gomes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Primeiro as minhas desculpas porque os comentários ficaram à espera de autorização e só me apercebi ontem.
      De resto sobre pizzi não é só a minha opinião, os números e os mapas estão aí...

      Eliminar
  2. Boa tarde amigo, eu não entendo pq algumas pessoas dizem que o mais justo seria um empate. Se não me engano a primeira oportunidade de golo digna desse nome foi aos 80 e tal minutos (da parte do V. Setúbal). O Benfica jogou pouco, não há dúvidas qto a isso, mas diferente de outros jogos, o adversário não criou quase nada, a não ser as 3 oportunidades no final da partida, numa fase de descompressão. Creio que essas oportunidades faladas por ti, 12 do Benfica e 14 do Setúbal, devem ser remates, pois pelo que eu vi nenhuma das equipas criou tantas assim. Lembro-me de 4 do Benfica (incluindo a do Ziv no poste). De ressaltar que o Benfica vai melhorar sim, da mesma forma que o fez no ano passado qdo o Krovi voltou, mas admito que gostaria de ver outro treinador que não dependesse tanto de dinâmicas individuais, alguém que tenha ideias mais pormenorizadas e trabalhe sobre elas.

    ResponderEliminar
  3. Com o referi no texto o Setúbal teve mais oportunidades (situações de finalização) mas as do benficado foram mais perigosas. 1.39 xG vs 1.66 xG é muito, mas mesmo muito equilíbrio! O Setúbal merecia um golo pelo que criou e o Benfica fez um pouco menos do que o suficiente para fazer o segundo...

    ResponderEliminar