terça-feira, 11 de dezembro de 2018

Liga NOS 18-19 Sporting CP 4-1 D. Aves: Resultado muito melhor do que a exibição. Claro que quando se ganha, ninguém quer saber...

Se o primeiro jogo de Keiser no campeonato foi bastante interessante e deixou boas perspectivas, o segundo devia fazer o Holandês (e os Sportinguistas) colocar os pés bem assentes no chão. Ganharam, que é o mais importante, mas deixaram indicações preocupantes no ataque e na defesa. Este nível de eficácia ofensiva dificilmente se mantém por mais do que 2 ou 3 jogos.
A bola foi controlada pela equipa da casa, como seria de esperar. Uma vez mais Mathieu a comandar a organização ofensiva da sua equipa e a fazer com que a equipa ataque sempre mais pelo corredor esquerdo, sobretudo com Acuña. Desta vez, o jogo interior foi muito mais reduzido e isso notou-se na forma como foram criados os desequilíbrios. Bruno Fernandes e Nani tiveram menos bola e foi Gudelj que foi chamado a construir na primeira fase. O corredor direito quase não existiu e isso facilita a forma de defender dos adversários. Bas Dost começa a aparecer sempre na rede de passes da sua equipa e isso é uma novidade. Vamos ver como se desenrasca o Holandês que tecnicamente é algo limitado, sobretudo na recepção e no passe.
O Aves teve sempre menos bola, mas foi bastante agressivo, sobretudo na primeira parte. O golo de Nani veio travar um pouco esta estratégia, mas ainda assim é de enaltecer. Em relação ao posicionamento da equipa, temos Defendi bastante alto no terreno, mas penso que isso se deve sobretudo às bolas paradas na área adversária (até fez o golo). Depois disso temos um 4-3-3 bem definido, com um triângulo invertido com Rúben Oliveira mais ofensivo. Anilton foi o mais interventivo na frente com ligações com os dois extremos, do lateral direito e do médio interior. Jogo sobretudo pelos corredores laterais e ausência de utilização do corredor central para atacar.
A surpresa é sobretudo no gráfico de golos esperados. O Aves, em Alvalade, teve mais oportunidades que o Sporting (14 vs 12) e no total ficou muito próximo do que o Sporting produziu. E isso é muito preocupante para os leões. Marcaram 4 e isso é factual, mas isso não vai ser sempre assim. Com este volume de produção, o Sporting vai ter dificuldades em marcar esta quantidade de golos. Se somarmos a isso as oportunidades que o Sporting permitiu ao Aves, que luta pela manutenção, estamos perante indicadores bastante preocupantes. Este hype que a mudança de treinador cria sempre vai desaparecer e depois só fica o modelo de jogo. Keiser precisa rapidamente de perceber como quer que a sua equipa defenda e se posicione para preparar a perda. Ao intervalo tínhamos 1.18xG vs 1.15xG, apesar de o Sporting estar na frente do marcador, depois do golo fortuito de Nani. Mesmo depois de estar a perder o Aves continuou a criar e terminou o jogo com mais xG do que o Sporting! Muita atenção no próximo jogo para perceber as evoluções de Keiser na organização defensiva.

Sem comentários:

Enviar um comentário