terça-feira, 13 de novembro de 2018

Liga NOS 18-19 - Sporting CP 2-1 D. Chaves: Último jogo de Tiago Fernandes e mais uma vitória com algum sofrimento final e muita polémica!

Não vi o jogo e apenas baseio a análise nos dados estatísticos (rede de passes e gráfico de golos esperados) como é costume.
A posse foi claramente dominada pela equipa do Sporting com uma ala esquerda mais interventiva do que os restantes corredores. Mathieu, Acuña, Jovane e Bruno Fernandes combinaram com alguma frequência e em relação ao primeiro já por várias vezes aqui afirmei que é dos mais importantes na manobra ofensiva da sua equipa. É nele que começa a construcção da equipa na primeira fase e quase sempre com grande qualidade. As saídas de Renan pelo chão são novamente visíveis. Gudelj serve como ferramenta de transmissão com médios e laterais e destaco também o posicionamento de Miguel Luís que aparece na mesma linha de Bruno Fernandes o que é um grande upgrade em relação ao passado com Battaglia. Os laterais aparentam bastante ofensivos no terrenos o que joga bem com o facto de os extremos estarem sempre mais por dentro.
O Chaves com menos bola do que o Sporting (e do que a época passada com Luís Castro) o que acaba por ser normal numa equipa deste tipo em casa de um grande. Corredor esquerdo mais utilizado que os restantes, com Marcão, Luís Martins e Avto e algumas ligações com André Luís. Eustáquio é o motor da equipa nas primeiras fases de construcção com ligações aos laterais e a Renan.
O gráfico de golos esperados mostra claramente o cariz do jogo de ambas as equipas. O Sporting mais ofensivo, a criar oportunidades de golo do primeiro ao último minuto e o Chaves, defensivo, à espera do erro e com apenas três oportunidades de finalização, com baixo valor, e ainda assim consegue um golo. O Sporting ganhou com justiça e não merecia o golo que acabou por sofrer, pelo menos por aquilo que o adversário criou. Não obstante, foi um jogo com alguma polémica no que diz respeito à arbitragem com dúvidas na expulsão, no penalty e no golo anulado ao Chaves.

Sem comentários:

Enviar um comentário