quarta-feira, 7 de novembro de 2018

Champions League 18-19: FC Porto 4-1 Lokomotiv Moscow

Vitória tranquila da equipa do Porto que, como já tinha avançado no jogo anterior, carimbou o passaporte para os oitavos de final da liga dos campeões. O Porto é mais forte que os Russos e isso notou-se nos 2 jogos. Matematicamente falta apenas 1 ponto para a qualificação.
A posse de bola foi dominada pelos dragões como se pode avaliar pela rede de passes. O 4-3-3 é bastante perceptível, talvez tirando Marega que aparece mais recuado, provavelmente por causa dos duelos aéreos que teve que disputar no ar na zona do meio campo. O corredor direito foi mais utilizado com Felipe e Maxi bastante solicitados juntando Herrera/Óliver e Corona nas combinações, e até Marega entra no grupo. Casillas jogou quase sempre pelo chão e isso nota-se na rede.
Menos bola para os Russos que optam regularmente pelo jogo directo e isso nota-se na ausência de linhas entre defesas e médios. Anton Miranchuk é claramente o motor da equipa na posição "10" (atrás de Eder) e tem linhas de passe de todos os médios, dos laterais e dos extremos. Denisov também foi bastante interventivo e foi sempre a primeira opção na segunda fase de construcção. Manuel Fernandes jogou como extremos esquerdo e isso tira-lhe muito daquilo que o português pode trazer ao jogo.
O golo de Octávio (o 4-1) veio trazer um desequilíbrio no marcador que os golos esperados espelham (o remate de Octávio teve 0.03 xG), de resto foi exactamente o que aconteceu no jogo. Este jogo é importante para se perceber a mais valia de uma métrica como os golos esperados. Se formos olhar para a estatística de remates do jogo temos 14 para o Porto e 15 para o Lokomotiv. Por aqui podíamos ser tentados a pensar que o jogo teria sido equilibrado, no entanto os golos esperados mostram 2.18 xG para o Porto e 1.16 xG para o Lokomotiv. Os russos remataram mais mas as oportunidades do Porto foram muito melhores, em zonas mais simples de finalizar e com maior probabilidade de dar golo.

Sem comentários:

Enviar um comentário