sexta-feira, 9 de novembro de 2018

Champions League 18-19 - SL Benfica 1-1 Ajax FC: Primeira parte interessante do Benfica, segunda parte controlada pelo Ajax

Duas partes distintas teve o 4º jogo do Benfica na Champions: a primeira parte dominada pelo Benfica com 1 golo e a segunda parte dominada pelo Ajax com 1 golo. Benfica com um pé e meio fora da Champions e a caminha da Liga Europa.
Apesar do controlo das oportunidades de golo na primeira parte, a posse de bola foi sempre dominada pelos holandeses. O Benfica teve pouca bola e espreitou sempre os erros do adversário para ameaçar a baliza adversária. Ainda assim, mais trabalho ofensivo no corredor esquerdo com Grimaldo, Cervi e Gabriel e ainda Jonas. Rúben Dias, André Almeida e Sálvio combinaram bastante na primeira parte mas com menos ligação com Jonas. Fejsa e Gédson estiveram sempre mais preocupados em recuperar a bola do que em construir. É para mim estranho como é que Pizzi (o melhor jogador do Benfica desde o início da temporada) e Rafa (numa forma enorme e o único que tem sido capaz de desequilibrar) não jogam de início neste jogo...
O controlo da posse foi claramente dos holandeses mas aqui ainda assim não foram capazes de criar grandes oportunidades (o primeiro remate foi aos 38 minutos!). O guarda-redes Onana saiu sempre a jogar pelo chão e teve até um calafrio num desses lances com Jonas. Ao contrário do que os comentadores da TVI disseram, Onana é bom a jogar com os pés e como arrisca às vezes corre mal, mas as vezes em que corre bem e elimina uma linha defensiva com apenas um passe valem muito mais do que esse risco. O jogo do Ajax passa quase todo por Frenkie de Jong. O médio de 21 é o maior talento da equipa e um dos maiores da Europa e é certo que não deve tardar a saltar para uma das melhores equipas do mundo. O jogo interior da equipa passa todo por ele e capacidade que tem para furar linha em passe ou em condução é brutal. Ziyech e Neres produziram menos do que seria de esperar sobretudo na primeira parte onde tiveram pouca bola para isso. Supostamente o Ajax terá jogado sem ponta de lança (Dollberg ou Huntelaar), mas a realidade é que Tadic não sendo Avançado ocupem bem a posição e acaba com uma média mais ofensiva do que muitos avançados.
Primeira parte inexistente do ponto de vista da finalização para o Ajax com o Benfica a criar 0.98 xG e a marcar 1 golo, enquanto os holandeses terminaram os primeiros 45 minutos com 0.03 xG e sem golos. Na segunda parte domínio do Ajax que fez 1.4 xG e o Benfica fez novamente 0.98, sobretudo devido ao último lance do jogo onde Gabriel podia ter feito o golo. O Ajax fez o golo na segunda parte e o empate acaba por ser justo, mas a haver um vencedor seria o Benfica que fez o suficiente para os 2 golos.

Sem comentários:

Enviar um comentário