terça-feira, 11 de agosto de 2015

Breves sobre o novo Benfica


Que vimos um Benfica muito diferente da época passada (mudaram 4 jogadores, é um facto) já toda a sabe. O que muitos não sabem e vão continuar sem perceber são os motivos dessas diferenças. Bem sei que custa a muita gente que nunca entendeu a grandeza do trabalho de Jesus, mas a verdade é que o que fez sempre toda a diferença foi o trabalho (criação e operacionalização de uma ideia de jogo) do treinador que agora lidera em Alvalade.
Foi uma era marcante na história do Benfica e só se dará reconhecimento unânime daqui a alguns anos. E foi sobretudo porque Jesus treino no pormenor, no detalhe. Conhece o jogo como poucos e consegue operacionalizar as suas ideias (ao pormenor, não me canso de dizer) como muito poucos no mundo!
Defensivamente as diferenças, em 5 semanas de "trabalho", estão à vista. Em quase todos os momentos do jogo, mas mais visíveis aqui na linha defensiva.


Ofensivamente, o trabalho de constante criação de várias linhas de passe ao portador simplesmente desapareceu. Com isto, os que melhor entendem o jogo, começam a ter um caminho único. Às vezes chega para resolver os problemas, mas com o acumular de minutos, só o colectivo pode ser o caminho.


A única coisa positiva que retiro do jogo do Benfica é que individualmente continua mais forte que 95% das equipas. Essa é única razão pela qual o Benfica pode continuar a sonhar com títulos.

4 comentários:

  1. não sou adepto de nenhum dos treinadores referidos. Apenas adepto do SLB. reconheço o trabalho que o JJ fez na benfica mas pergunto : o benfica jogou melhor neste jogo que no ano passado onde foi fechadinho para alvalade e onde marcou um golo saído do nada ? se calhar se aquele golo não tivesse entrada não estávamos com tanta saúde do grande JJ. E onde está a tão falada estrutura ? será que eles ainda não virão que o Vitória não é nada de especial ou até lhe conferem alguma qualidade ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Neste comentário não falei de JJ. Estou apenas focado no trabalho (ou na falta dele) do novo treinador. JJ tem muitos defeitos, mas a equipa nunca jogou sem uma ideia.
      Quanto À estrutura, não sei nem nunca percebi do que se trata... A única estrutura que trabalha a equipa é a equipa técnica. O resto são sonhos de presidentes... :)
      Em relação à opinião da direcção, li durante a pré-época que o presidente está muito contente com a contratação e que Rui Vitória "está um passo à frente do que esperava". Portanto coragem, que o ano vai ser longo... :)

      Eliminar
  2. Estamos ainda em fase inicial, com treinador novo e algumas ausências importantes relativamente à época passada. Espero que melhorem ainda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelo menos a condição física vão melhorar certamente. O resto acho difícil... Mas cá estarei para analisar as melhorias.

      Eliminar