sexta-feira, 13 de junho de 2014

Os 11s do Mundial. Irão, Nigéria, Japão, Camarões, Coreia do Sul e Austrália


Para o fim ficam as selecções mais em baixo no ranking FIFA e sobre as quais tenho poucos conhecimentos. Fica um ou dois comentários sobre cada uma delas:

Irão
É a 43ª selecção do ranking FIFA e tem como seleccionador o Português Carlos Queiróz. Um dos guarda-redes convocados joga em Portugal no Sp. Covilhã (II Liga). Uma das principais figuras é Nekounam que jogou 6 anos em Espanha no Osasuna. Está no grupo de Argentina, Bósnia e Nigéria. Não me parece que tenha alguma hipótese ainda assim...

Nigéria
Apesar de mal qualificada no ranking foi vencedora da CAN em 2013 e está normalmente na fase final do mundial (desde 1994 só não esteve em 2006). Tem alguns jogadores a jogar em clubes de top como o guarda-redes Vincent Enyeama, Joseph Yobo, John Obi Mikel, Victor Moses, Shola Ameobi ou Peter Odemwingie. Não estou a par da capacidade colectiva da equipa. Se tiver pode ser uma surpresa.

Japão
Desde 1998 tem estado sempre presente nas fases finais e já passou aos oitavos por duas ocasiões. Está num grupo equilibrado, com Colômbia, Grécia e Costa do Marfim) e pode por isso ter uma hipótese. Da equipa destaco Nagatomo (Inter) e Ushida (Shalke) na defesa e Honda (Milan) e Kagawa no ataque.

Camarões
Com Brasil, Croácia e México não acredito que haja hipóteses para estes africanos que devem terminar na última posição do grupo. Possuem alguns jogadores inegável qualidade e a actuar em equipas de top mas não conseguem formar uma equipa competitiva que consiga fazer sonhar. N'Koulou e Ekotto na defesa têm experiência em equipas de top onde jogam com regularidade; Mbia foi indiscutível no Sevilha que ganhou a Liga Europa e Alex Song apesar de não ter sido muito utilizado joga no Barcelona, onde concorre com os melhores médios da história do jogo; Eto'o e Webo são experientes e marcam sempre por onde passam. Ainda assim não vejo grandes possibilidades...

Coreia do Sul
Pode lutar com a Rússia por um lugar na fase seguinte mas adivinho uma tarefa muito difícil. É mais certo que termine na terceira posição. Conheço dois jogadores que vi jogar poucas vezes: Son Heung-min que joga no Bayer Leverkusen e que fez 10 golos na liga alemã e Park Chu-Young que é o melhor marcador da selecção e que já jogou no Arsenal.

Austrália
Espanha, Holanda e Chile são as equipas com quem vão medir forças. Zero pontos é o meu prognóstico para os cangurus. Dos convocados conheço Mark Besciano e Tim Cahill (ambos com 34 anos).

O jogo já começou. Vamos ver quem levanta a taça!

Sem comentários:

Enviar um comentário