segunda-feira, 12 de maio de 2014

Dança dos treinadores


Leonardo Jardim e Marco Silva
O caminho parece ser o do principado. Muito dinheiro, capacidade de escolher os melhores e jogar contra os melhores na Champions. A decisão deve ser fácil, caso o Mónaco esteja de facto interessado. Se Jardim sair parece-me que Marco Silva será a escolha. O modelo é muito parecido. Nos pontos fortes: posse, alguma organização defensiva (sobretudo do meio campo para a frente); e nos pontos fracos: linha defensiva pouco coordenada, privilégio pelos corredores laterais, pouco jogo entre linhas e dentro do bloco adversário. Com um plantel deste género e com a Champions, vai ser uma época difícil.

Jorge Jesus e Nuno Espírito Santo
Se ganhar a Liga Europa vai ser difícil que se mantenha em Portugal. É há alguns anos um dos melhores treinadores da europa, por isso é natural que siga o seu caminho. Vai ser uma perda tremenda para o Benfica e não faço ideia como vai ser substituído. A minha escolha iria para Nuno Espírito Santo. Mas o risco é tremendo... O Rio Ave é organizado defensivamente mas defende com muitos e muito longe da baliza adversária. Se ficar tem tudo para continuar a ser feliz.

Julen Lopetegui
Completamente desconhecido no futebol português (e europeu). Tem um currículo baseado nas camadas jovens da federação espanhola. O discurso parece animador, mas de treinadores que falam muito melhor do que fazem está o futebol cheio. É preciso esperar pela início da época para ver do que é capaz este espanhol. Aposta arriscadíssima, uma vez mais...

Pedro Martins e Jorge Paixão
Sai do Marítimo pelo seu pé com a equipa, os adeptos e a direcção com vontade que ele continue. Para mim só pode haver uma leitura. Tem proposta mais aliciante. O Braga ainda não definiu o treinador (pelo menos oficialmente) e não me parece que Paixão vá ficar. Pedro Martins será o próximo? Parece-me que faz sentido. Uma escolha pouco arriscada e o passo certo na carreira de Pedro Martins. Nunca me debrucei o suficiente nas suas equipas para ter opinião, mas pelo menos a postura agrada.

6 comentários:

  1. Boas!

    Pelo que sei, NES no Braga e Martins no Rio Ave. Falta saber quem vai para Marítimo e Estoril. 2 clubes interessantes de se treinar. Se o Aves não subir apostava no Fernando Valente para um desses lugares. E ainda há Paulo Fonseca e Domingos sem equipa

    ResponderEliminar
  2. Também possível. Mas se assim for e JJ sair depois de ganhar a Liga Europa, o SLB tem um problema gigante em mãos...

    ResponderEliminar
  3. Se LJ sair, VP para o Sporting. É tudo quanto peço.

    ResponderEliminar
  4. Pois, também seria a minha primeira opção para o Benfica, não fosse a ligação forte que este tem com o FC Porto... Os adeptos não iam aceitar e duvido até que VP estivesse interessado (pela mesma razão...).
    Para o Sporting era um upgrade brutal.

    ResponderEliminar
  5. Para o Marítimo já está confirmado, Leonel Pontes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, já tinha lido a notícia e não me lembrava!

      Eliminar