segunda-feira, 14 de abril de 2014

Quem se adaptaria mais facilmente?


O jornal "A Bola" noticia que Jurgen Klopp é o treinador preferido para substituir Tata Martino no banco do Barcelona. Tendo em conta que as ideias do alemão são, em quase todos os momentos do jogo (retiro eventualmente a transição defensiva que pode ser mais semelhante), muito diferentes do que a equipa catalã nos tem habituado, deixo a pergunta: Klopp vai adaptar o seu modelo à equipa ou a equipa vai adaptar o seu ADN à ideia de Klopp?

Relembro esta frase:
"Se o Barcelona dos últimos quatro anos fosse a primeira equipa que vi a jogar quando tinha quatro anos... com aquela serenidade, a ganhar 5-0, 6-0... tinha ido para jogador de ténis. Desculpem, mas aquilo não é suficiente para mim", afirmou em entrevista ao "The Guardian".

E justificou: "É um futebol sereno, não dá luta e gosto daquele que dá, aquele a que chamamos de 'futebol inglês'. Dias de chuva, campos difíceis, os jogadores com a cara cheia de lama, indo para casa e sem poder jogar durante quatro dias. Isso é o Borussia". Aqui.

5 comentários:

  1. Não me parece q Klopp vá adaptar o seu modelo à equipa, se ele realmente for para o Barcelona no verão.

    ResponderEliminar
  2. Eu por acaso acho que vai. Parece inteligente, por isso vai tentar aproveitar o melhor dos dois mundos. Vai ter que adaptar o modelo às características individuais e os jogadores vão ter que se adaptar às diferenças no modelo.

    ResponderEliminar
  3. Eu acho que ele nunca iria para o Barcelona. Isto porque ele acha o Barcelona chato, e fácil. Além do mais, ele não quer sair do Dortmund. Não depois desta época em que foi vergado por Guardiola. O maior desafio do planeta, está verdadeiramente em bater Guardiola na regularidade. O homem dos desafios é Klopp.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, deve ser por aí. No entanto, considerando que ele acha que "aquilo não é suficiente para mim" pode ser um desafio mudar! Isso e o facto ser o Barcelona (a questão simbólica, a qualidade individual, Messi e o dinheiro).

      Eliminar