terça-feira, 15 de abril de 2014

Sp. Braga 2013/14


O Braga deste ano está bastante distante do que nos tem habituado nas últimas épocas. E não está bem por uma simples razão. O plantel é mais fraco. Mais fraco naquilo que mais influencia o rendimento colectivo das equipas. A tomada de decisão dos seus jogadores. O plantel tem talento, tem qualidade técnica, tem potencial, mistura juventude com experiência e tem velocidade (até mais que em épocas anteriores). No entanto falta na maioria dos jogadores a qualidade que distingue os bons dos excelentes. Esta época o Braga tem mais bons...


São apenas exemplos do último jogo, mas servem para exemplificar o que me parece ser o principal motivo para a clara baixa de rendimento na equipa. As saídas de Salino, Amorim, Hélder Barbosa, Mossoró e Hugo Viana notam-se exactamente porque os substitutos decidem, nesta fase, menos vezes bem do que os antecessores.


O exemplo de Rafa é paradigmático. Potencial enorme. Capacidades físicas e técnicas de top. Capacidade de decisão pobre. É jovem, está na fase mais importante da sua carreira. Se bem acompanhado pode ser um dos melhores da sua geração. Se não der o salto na capacidade de decidir pela equipa vai ser banal.

Sem comentários:

Enviar um comentário