sábado, 4 de janeiro de 2014

Liverpool - West Ham: primeira parte


Primeira parte intensa, com muita posse do Liverpool e com o West Ham apenas a espreitar algumas debilidades dos "Reds" na transição defensiva.
Defensivamente os londrinos são débeis, desorganizados e colectivamente descoordenados.

O vídeo seguinte demonstra bem estes adjectivos. O West Ham quer jogar com bloco alto e pressionar desde a área adversária no entanto a equipa está normalmente desorganizada, deixa um espaço enorme entre sectores e entre linhas e dá todo o espaço do mundo para que o Liverpool jogue a seu gosto.


As situações em que o Liverpool foi colocado em situação desconfortável foram muito poucas mas suficientes para pensar que, com adversários de outro calibre e com outra qualidade individual (e colectiva), a equipa da cidade dos Beatles pode ter dias difíceis. Em transição defensiva, o Liverpool parece ser uma equipa desorganizada e à mercê da qualidade individual dos médios e defesas.

Não parece haver grande coordenação nos movimentos de resposta às dificuldades criadas e os lances terminam sem dano maior porque o adversário é tecnicamente pouco evoluído ou porque consegue resolver as situações individualmente. O vídeo demonstra um dos poucos exemplos que aconteceram na primeira parte.


Ofensivamente o Liverpool demonstrou estar ao nível do top mundial. Posse como princípio fundamental, movimento e criação de linhas de passe constante, privilégio do corredor central para penetrar no bloco adversário e utilização criteriosa dos corredores laterais para desorganizar o adversário.

O vídeo, para além de um exemplo do que descrevi acima mostra ainda que Suárez é mais do que golos. Qualidade nos movimentos e boas decisões a procurar espaço e manter a posse em zonas cada vez mais próximas da baliza e em melhores condições de chegar à finalização.


Vi o jogo no campo e ao intervalo sentia que o Liverpool não estava muito seguro no jogo por causa das transições defensivas. Aqui fico com a mesma ideia. No campo não consegui ter noção da qualidade da organização defensiva.

O Liverpool ganha 1-0 ao intervalo e não criou muitas situações de finalização. Vamos ver o que a segunda parte nos reserva.

15 comentários:

  1. Boas!

    Eu não faço a mesma leitura do lance da transição defensiva do L'pool. Por acaso não consegues fazer upload da jogada sem edições? Assim depois editava com as minhas indicações, que era mais fácil de explicar.

    Cumprimentos!

    ResponderEliminar
  2. Assim que tiver um bocadinho faço o upload e colo aqui o link.
    Até já!

    ResponderEliminar
  3. Está aqui: http://www.youtube.com/watch?v=vpWmLkvlNwA&feature=youtu.be.

    Cumprimentos,
    Telmo Frias

    ResponderEliminar
  4. Atenção, não estou a dizer que o teu está errado. É só a minha maneira de ver.
    http://videos.sapo.pt/P2QeI3hZOuyvw4uAM0VJ
    (está a demorar um bocado a ficar pronto. se aparecer não disponível tenta mais tarde. se eu vir que não fica direito, faço reupload mais logo)

    Cumprimentos,
    Luís Santos

    ResponderEliminar
  5. Tentei agora e não consigo ver...

    ResponderEliminar
  6. 1ª paragem: Concordo. Allen podia estar mais próximo. Não está porque o Liverpool estava a atacar do lado esquerdo e Allen estava a fechar esse lado. Em dois toques a bola chegou ao corredor contrário. Era impossível chegar... Mas o problema é mesmo Allen ser o único dos 3 médios disponível para coberturas defensivas em toda a largura... Gerard e Coutinho estão sempre em zonas de criação.

    2ª paragem: O posicionamento nesse momento é o correcto (e mais ou menos o que eu assinalo). O problema é o movimento depois disso... Deixa de fazer cobertura e vai apertar o portador quando já lá está um colega. O erro que eu aponto é só esse. E tu concordas. :)

    3ª paragem: Aqui é que já não há nada para concordar... O facto da contenção estar longe não invalida que a linha defensiva seja... uma linha! Deixar o Skrtel 5 m atrás permite que o adversário possa explorar as costas dos outros 2 defesas sem problema. a linha defensiva serve essencialmente para, usando a lei do fora de jogo, retirar espaço à equipa que ataca. A distância entre a contenção e o portador só faz com que a linha tenha que controlar a profundidade de forma mais cuidada (baixando um pouco) e, assim que a contenção apertasse, subir a linha retirando espaço (e tempo!).

    4ª paragem: Concordo! Quando a contenção muda, a anterior contenção deve imediatamente procurar uma situação de cobertura. Se a linha estivesse formada, Allen não precisava de baixar tanto como dizes...

    5ª paragem: Concordo. A única desculpa para o lateral esquerda é a perda de bola infantil de Glen Johnson... Aqui concordas com a linha e nem sequer havia contenção ao portador. O que é que mudou?

    Cumprimentos,
    Telmo Frias

    ResponderEliminar
  7. 1. Natural a questão do Allen. Não tinha a jogada contextualizada. De qualquer maneira, podia ter reagido mais depressa.
    2. Nada a dizer, estamos de acordo.
    3. Acho que com linha e sem pressão na bola é muito fácil o passe em profundidade entrar. Mas vou pensar melhor no assunto.
    4. O baixar do Allen é indicativo, não era necessariamente para aquela posição. O vídeo foi feito um bocado à pressa, não tem muito rigor a esse nível. Mas sim, está a apontar para uma zona demasiado recuada.
    5. Não é o caso de concordar com a linha. Simplesmente nem lhe dei atenção. Havia 2 posicionamentos errados que, para mim, eram mais importantes e foquei nisso. Em relação à linha, é a mesma situação: se não houver pressão(/contenção próxima) sobre o portador, prefiro que não se arrisque a linha. No caso, preferia o Skrtel a sair ao portador e o outro jogador em cobertura. Outra opção, mas talvez mais arriscada seria Skrtel sair ao portador Sakho (penso que é ele, não tenho a certeza) acompanhar a linha para deixar os adversários em fora-de-jogo, mas aí teria que ter o GR bem subido para dar alguma cobertura.

    Cumprimentos!

    ResponderEliminar
  8. Luís, no 5 deste tanta atenção à linha que colocaste lá o lateral esquerdo (que estava demasiado aberto e subido). E muito bem!
    Não se trata de arriscar a linha! A linha controla a profundidade (aumentando ou diminuindo a distância à bola) consoante o portador esteja ou não enquadrado, tenha ou não oposição, etç É a linha que define até onde o adversário se pode possicionar. Se deixares um (ou mais) jogador atrasado em relação aos colegas (um líbero, como se usava há 20 anos) dás a possibilidade ao adversário de se movimentar em mais 5 ou 10m e com possibilidade de ficar 1x1 com esse último jogador... Pensa nisso!

    ResponderEliminar
  9. Nada disso. No 5 queria que o lateral estivesse no corredor central. A minha correcção no vídeo é só nesse sentido. Bola no corredor oposto, lateral dentro. Defesa com menos um elemento, lateral dentro. No caso, são as 2 situações juntas.
    Mas volta ao lance anterior. Se a defesa fizer a linha, tens 2 jogadores adversários a correr na direcção da baliza e com 1 passe em profundidade, é o sprint que define a próxima situação. Até podes ter 2x0 se os jogadores do West Ham forem rápidos. Com a cobertura nunca cais nessa situação.

    ResponderEliminar
  10. Propositadamente ou não, a verdade é que no 5 puseste o lateral em linha com os restantes defesas e não colocaste nenhum a garantir a profundidade...

    A linha, se o portador está enquadrado e sem oposição, está em movimento e em direcção á sua baliza, controlando a profundidade até sair algum jogador em contenção. Nessa altura sobe e retira espaço (e tempo...).

    Deixo este vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=GTbUKo7fJsk.

    Cumprimentos,
    Telmo Frias

    ResponderEliminar
  11. Lá está, volta o problema do rigor no vídeo. Devia ter feito com mais cuidado para não dar origem a estes mal-entendidos... Juro que não houve preocupação alguma com a linha no último ponto. Queria o lateral mais interior e o médio defensivo mais recuado. Só.

    Aceito a tua interpretação, mas eu não faria dessa maneira. Coisa boa do futebol ;)

    ResponderEliminar
  12. Claro! Cada cabeça sua sentença, já diziam os antigos! :)
    Faz o favor de continuar a criticar os textos e os vídeos. É assim que se cresce! ;)

    Cumprimentos,
    Telmo Frias

    ResponderEliminar
  13. Debate bastante interessante. Concordo com o ft, pois a linha consegue explorar a profundidade, de acordo com a orientação do corpo e apoios e consegue armadilhas o fora de jogo!! Parece bastante mais fácil de resolver.

    Parece que na 1 a paragem realmente o 24 poderia estar mais dentro.....acho que coberturas ofensivas são mt mt importantes...tanto ou mais que as defensivas, pois perdendo a bola cria grandes desequilíbrios.....

    ResponderEliminar
  14. Totalmente de acordo!

    Cumprimentos,
    Telmo Frias

    ResponderEliminar