sábado, 29 de janeiro de 2011

Paradigma Barcelona: a pequena vingança

Acabei de ver o jogo Hércules vs Barcelona, que os catalães venceram por 3-0. Decidi ver o jogo por várias razões. Primeiro porque é o Barcelona, e apesar de não ser fã do clube, sou fã (e muito!) do futebol que a sua equipa vem praticando de há uns anos a esta parte. Depois porque era contra o único adversário que tinha ganho ao Barcelona esta época (ainda por cima em casa!) e tinha interesse em verificar se esse facto ia pesar no sub-consciente dos jogadores. E caso pesasse, de que forma seria - podia tornar a equipa ansiosa e criar dificuldades ou podia fazer a equipa jogar de "orgulho ferido" e criar dificuldades (já de si grandes) ao adversário. E ainda, porque sabia que o Nolito tinha sido convocado, numa clara tentativa de Guardiola fazer acreditar ao jogador (e mais importante, ao seu empresário) que conta com ele para a próxima época - para os mais distraídos, Nolito tem sido referenciado como estando próximo de ingressar no Benfica, na próxima época, uma vez que termina contrato no final deste campeonato.
O resultado do jogo, pode ser mal interpretado, uma vez que não foi, de todo, um jogo fácil para o Barcelona. O Barcelona dominou quase sempre o jogo (com a posse que lhe é característica), mas foi sempre um domínio mais consentido do que conquistado, principalmente nos primeiros 45 minutos. De qualquer forma, a acabar a primeira parte, conseguiu marcar, por Pedro, o primeiro golo que deu alguma tranquilidade à equipa. Os restante dois golos, ambos por Messi, aconteceram já no final da partida, quando o Hércules já actuava apenas com 10 jogador, por expulsão de Farinós (esse que jogava no Valência e chegou a ser comprado pelo Inter, há uns anos atrás).
É para mim um espanto, a quantidade de golos que Messi marca exactamente da mesma forma. Com um (às vezes mais) jogador à sua frente, em equilíbrio, a tapar o caminho para a baliza, consegue, ao mesmo tempo que controla a bola a escassos centímetros do pé esquerdo, ganhar em velocidade ao defensor (num movimento paralelo à linha de fundo) e rematar, normalmente sem muita força mas, acima de tudo, com uma colocação quase milimétrica, encostando a bola a um dos postes. Tenho a certeza que todos os jogadores que já foram ultrapassados por ele em jogadas deste género, sabem exactamente o que ele vai fazer! No entanto, mesmo assim, consegue fase-lo com uma facilidade que chega a irritar! Ah, e fiquei a saber que este rapaz tem, até ao momento, 37 golos marcados nesta temporada. Estamos em Janeiro!!!
Em relação ao Nolito, entrou de facto, mas apenas aos 88 minutos, logo após o golo da tranquilidade (o 2-0, primeiro de Messi). Tocou na bola 2 ou 3 vezes e não tive oportunidade de ver muito.
Já agora uma pequena referência para a sequência de resultados do Barcelona: 15 vitórias consecutivas para a liga, sendo que ganhou todos (10!) os jogos fora que até agora disputou.
É um caso sério, não haja quaisquer dúvidas...

2 comentários:

  1. http://www.youtube.com/watch?v=2s9a2UgIOu4

    ResponderEliminar
  2. Sou muito mais fã da forma de jogar da equipa do que de Messi por si só... Mas joga muito, disso não tenho dúvidas.
    Quanto aos rótulos, para mim, o melhor do mundo, em cada ano, é aquele que faz com que a sua equipa ganhe mais coisas. Este ano nunca seria Messi nem Ronaldo... ;)

    ResponderEliminar