terça-feira, 22 de junho de 2010

Mundial FIFA 2010 - Rescaldo da segunda ronda

Terminou ontem a segunda ronda da fase de grupos do Campeonato do Mundo de futebol e é tempo então de analisar brevemente o que se passou nestes dias.

Grupo A:
O Uruguai venceu com facilidade a frágil equipa Sul Africana, que ficou sem qualquer hipótese de se qualificar (o que para um anfitrião é uma novidade!). No segundo jogo do grupo, o mau estar que já se notava na selecção Francesa veio por fim ao de cima, com a derrota com o México por 2-0. Anelka insultou o seleccionador ao intervalo do jogo e foi expulso da selecção. O resto da equipa, por solidariedade, recusou-se a treinar e ainda há dúvidas se se vai apresentar no jogo com a África do Sul. Apesar de ainda haver hipótese de se qualificar já ninguém acredita, quer por uma simples conjugação de resultados o impossibilitar (o empate entre Uruguai e México), quer por não se acreditar que uma equipa desfeita, sem vontade de jogar, possa sequer ganhar o jogo.
A aposta passa agora pela passagem do Uruguai e a aposta inicial no México.

Grupo B:
A Argentina soma e segue no seu caminho até aos oitavos, goleando a Coreia do Sul que não teve arte para contrariar o poderio ofensivo dos Argentinos. A Grécia venceu a Nigéria e está na luta por um lugar, com os Coreanos. Na última jornada os Gregos defrontam a descansada Argentina e os Coreanos a Nigéria
Continuo a apostar na Coreia para se juntar à Argentina na fase seguinte.

Grupo C:
Neste grupo, ao contrário do que poderia ser previsível, está tudo numa grande confusão! As quatro equipas dependem de si próprias para passar à fase seguinte, o que é de facto emocionante. A Inglaterra continua a desiludir (é um dos meus candidatos) e não foi além de um empate (sem golos) com a Argélia. O mesmo resultado (com 2 golos para cada lado) verificou-se no segundo jogo entre a Eslovénia e os EUA (bela recuperação, depois de estar a perder 2-0). Na última jornada a Inglaterra defronta o primeiro classificado (Eslovénia) e os EUA defrontam a Argélia.
Mantenho a minha aposta nos anglo-saxónicos, mas estão ambos obrigados a vencer, sob pena de ficarem irremediavelmente pelo caminho.

Grupo D:
A Alemanha, que passou a ser considerada por muitos super-favorita, depois da vitória contra a Austrália, vacilou na segunda ronda, ao perder com a Sérvia. O Gana empatou com a Austrália o que fez com que todas as equipas tenham hipótese de passar, neste momento.
Dados os jogos finais, a vantagem parece estar do lado das minhas apostas inicias, as equipas europeias. DE qualquer forma, os Africanos têm boas hipóteses de passar, pois estão em primeiro e com um empate passa tranquila.
Grupo E:
A Holanda, com a vitória sobre o Japão, foi a primeira equipa a qualificar-se para os oitavos de final.Quem os vai acompanhar é ainda uma incógnita e tudo ficará decido no Dinamarca - Japão da terceira ronda.
Continuo a apostar na Dinamarca para os oitavos.

Grupo F:
Mais um grupo sem certezas. Todos ainda têm hipóteses. A Itália empatou, surpreendentemente, com a modesta Nova Zelândia (que ainda não perdeu!) e deixa tudo e aberto para a última jornada, com a Eslováquia. Se não ganhar, arrisca-se mesmo a ficar pelo caminho (a não ser que haja empate também no outro jogo).
De qualquer forma a aposta mantém-se - Paraguai e Itália nos oitavos.

Grupo G:
O Brasil ganhou facilmente à Costa do Marfim por 3-1, assegurando a passagem aos oitavos. Portugal surpreendeu até os mais optimistas, cilindrando a Coreia do Norte com 7 golos sem resposta e deu um passo de gigante rumo aos oitavos.
A aposta mantém-se claramente.

Grupo H:
O Chile ganhou, mas continua com vida difícil no grupo, mesmo com 6 pontos. A Espanha ganhou às Honduras e tem 3 pontos, como a Suíça. Na ronda final, a Espanha joga com o Chile e só depende de si para passar. A Suíça tem o jogo mais fácil, com as Honduras, e se fizer um bom resultado por estragar os planos a um dos Hispânicos.
Grupo muito complicado, mas a aposta vai para Chile e Espanha.

Venham os derradeiros encontros e as grandes decisões!

1 comentário: