quinta-feira, 17 de junho de 2010

Mundial FIFA 2010 - Rescaldo da primeira ronda

Não tenho tido muito tempo para escrever aqui e por isso peça as minhas sinceras desculpas.
Tenho acompanhado os jogos como posso (menos do que queria) mas penso que vi o suficiente para fazer um breve resumo do que se passou estes dias.

Grupo A:
África do Sul começou bem melhor do que esperava, com um empate diante de uma das equipas sobre as quais tinha mais expectativas para ser surpresa este mundial. O México, em sentido contrário, desiludiu-me um pouco. Esperava mais intensidade no jogo e mais oportunidades de golo contra uma das mais fracas selecções da competição. Para aspirar aos oitavos, o México tem que melhorar muito com a França!
Por falar em França, o primeiro jogo foi mais ou menos como esperava, com um Uruguai muito bem organizado defensivamente e a querer apenas empatar. A França foi a única equipa a tentar ganhar o jogo, apesar de não ter tido grandes oportunidades de golo (podia ter entrado a ganhar logo no início do jogo, mas Gouvou não quis...).
Neste grupo a expectativa inicial mantém-se - luta entre França, Uruguai e México até ao fim.
 (continuo a apostar na França e no México).

Grupo B:
A Coreia do Sul fez um excelente jogo contra a Grécia (que mais uma vez demonstrou ser uma equipa fraquíssima) e deu um passo muito importante.
A Argentina ganhou pela margem mínima e mostrou também o que já esperava, uma equipa mal organizada a defender e nas transições e muita gente atacar (e com boa intensidade, tendo em conta que era o primeiro jogo!). Não é menos verdade que que defrontou uma equipa que não sabe defender e que apenas não sofreu maior derrota porque tem um excelente guarda-redes - Enyeama (o Football Manager nunca se engana!).
Tudo aponta para que a Coreia acompanhe a Argentina nos oitavos.

Grupo C:
A Eslovénia entrou a ganhar contra a Argélia, com a preciosa ajuda do guarda-redes africano... De qualquer forma, nenhuma das equipas convenceu...
No segundo jogo, esperava-se muito mais das duas equipas. A Inglaterra é uma das minhas favoritas para ganhar a prova (ou chegar perto) e fez muito pouco por isso. Os Estados Unidos também desiludiram, depois de uma Taça das Confederações espectacular, mostraram pouco para ser surpresa.
De qualquer forma, a Inglaterra merecia a vitória, que não aconteceu porque o guarda-redes Inglês continua a não ajudar - já é assim a alguns anos...
Continuo a contar com os que falam Inglês nos oitavos.

Grupo D:
A Alemanha goleou fácil aos frágeis "Socceroos", mesmo sem jogar com grande intensidade. A Austrália jogou para empatar (começou o jogo sem qualquer avançado) e viu ainda o seu melhor jogador - Tim Cahill - ser expulso.
No outro jogo do grupo o Gana ganhou à Sérvia que, apesar de ter na sua equipa muitos jogadores de grande qualidade, não demonstra qualidade para fazer história. O Gana, com a sua garra e intensidade características, ganhou 3 pontos que podem ser fundamentais para alcançar os oitavos.
Aposto na Alemanha e no Gana, apesar de inicialmente me inclinar muito mais para a Sérvia!

Grupo E:
A Holanda venceu e convenceu frente à Dinamarca, continuando a mostrar um futebol de ataque (está-lhes no sangue!), mas mostrou pormenores de organização defensiva que podem ser fundamentais para chegar longe. O Japão ganhou aos Camarões mas, pelo que mostraram ambas as equipas, a Dinamarca tem tudo para acompanhar a Holanda nos oitavos.

Grupo F:
Mais um grupo de "empatas". A Nova Zelândia empatou no último minuto com a Eslováquia, mostrando não ser tão fraca como a partida se poderia pensar.
A Itália, como é seu apanágio, começou a prova irregular, sem intensidade e muito mais reactiva do que activa. Empatou com o Paraguai e esteve mesmo a perder durante quase 30 minutos.
A minha aposta vai para Itália e Paraguai, mas está tudo em aberto neste grupo.

Grupo G:
O "grupo da morte" fez jus ao nome! Os principais candidatos à segunda posição empataram e demonstraram um medo terrível de perder o primeiro jogo contra o adversário directo.
O Brasil ganhou à Coreia do Norte, sem se livrar de sofrer. Marcou o primeiro aos 60 minutos e acabou por vencer apenas pela margem mínima. A Coreia do Norte mostrou que não está na África do Sul apenas para ver jogar. À atenção de Portugal!
O resultado de Portugal não foi animador mas não me parece que tenha sido um mau resultado. Continua a depender só de si e acredito que tem todas as possibilidades de acompanhar o Brasil nos oitavos (e podemos até evitar a Espanha!).

Grupo H:
A única verdadeira surpresa! A mais-do-que-favorita Espanha começou o mundial a perder com a Suíça e vai ter que trabalhar muito para não ficar pelo caminho (se a Suíça ganha às Honduras - muito provável! - e o Chile ganha à Suíça - não é assim tão improvável - a Espanha pode ficar pelo caminho, mesmo com 6 pontos...).
O Chile ganhou pela margem mínima, mas pratica um futebol que me agrada muito! Já o esperava antes de começar e apenas me desiludiram pela falta de eficácia na finalização. Destaque para Matias Fernandez que fez um excelente jogo cotando-se como um dos melhores em campo.
Este grupo está completamente em aberto e a luta entre os Suíça, Espanha e Chile promete ser até ao último minuto.

Resumindo, primeira ronda com muitas equipas com mais medo de perder do que vontade de ganhar. Esta é, na minha opinião, a principal razão para o número de golos ser tão baixo - 25, o mais baixo de sempre desde que o mundial tem 32 equipas, que era antes 37, no França 98. Para além disso, esta estatística parece demonstrar o grande equilíbrio que caracteriza as selecções presentes.

Vamos ver o que nos reserva a segunda ronda, esperando acima de tudo mais intensidade, mais vontade de ganhar, menos medo de perder e, consequentemente, mais espectáculo!

Sem comentários:

Enviar um comentário