terça-feira, 4 de maio de 2010

Se fosse eu...

Abro aqui uma rubrica nova onde vou expressar a minha opinião em relação às principais decisões tomadas por quem as deve tomar - os treinadores - nas principais instituições do futebol Português e, se achar pertinente, Mundial.
Começo com as escolhas do seleccionador para a campanha na África do que se aproxima.
O seleccionador irá convocar 23 jogadores, o que para mim, e por razões de equilíbrio posicional e supondo que o sistema de jogo preferencial irá ser o 4-3-3, significa claramente que a aposta deve recair em 3 Guarda-redes, 8 Defesas, 6 Médios e 6 Avançados.
Na baliza, na minha opinião, não há sequer razão para dúvidas. Quim, Rui Patrício e Eduardo seriam as minhas escolhas. Em relação às do seleccionador tenho sérias dúvidas que Quim seja convocado, entrando no seu lugar Beto ou Hilário.
Na defesa escolheria 2 laterais para cada corredor lateral e 4 defesas centrais: Miguel e Rúben Amorim para a direita, Paulo Ferreira e Fábio Coentrão para a esquerda, Pepe, Ricardo Carvalho, Bruno Alves e Rolando para centrais. Aqui as escolhas de Carlos Queiróz não deverão ser muito diferentes, ficando apenas a dúvida em relação a Fábio Coentrão e a Rúben Amorim. Duda deve entrar no lote, o que para mim é incompreensível.
No meio-campo seriam convocados Pedro Mendes, Miguel Veloso, João Moutinho, Tiago, Deco e Nuno Assis. O seleccionador não vai convocar Nuno Assis que, na minha opinião, é o jogador que mais merece destes 6, e Raúl Meireles está certamente nas escolhas.
Para o grupo de avançados teria que seleccionar 2 extremos para cada corredor lateral e dois "pontas de lança": Cristiano Ronaldo e Nani na direita, Simão e Quaresma na esquerda e Liédson e Hugo Almeida. Queiroz dificilmente escolhe Quaresma e provavelmente convocará Djaló ou Varela.
O meu "onze": Quim; Miguel, Ricardo Carvalho, Pepe e F. Coentrão; J. Moutinho, Tiago e Deco; Ronaldo, Simão e Liédson.

17 comentários:

  1. Em resposta ao teu post vou deixar quem seriam os meus eleitos para a viagem até ao Mundial, não serão muito diferentes das tuas escolhas, tendo em vista a campanha de qualificação:

    Guarda-redes: Quim, Eduardo e Rui Patrício;
    Defesas: Ricardo Carvalho, Pepe, Bruno Alves, Rolando, Paulo Ferreira, Rúben Amorim, Miguel e Fábio Coentrão
    Médios: Deco, Tiago, João Moutinho, Carlos Martins, Pedro Mendes e Raul Meireles.
    Avançados: Cristiano Ronaldo, Nani, Simão, Danny, Hugo Almeida e Liédson.

    ResponderEliminar
  2. O Carlos Martins compreendo, é o coração! :)
    O Miguel Veloso fora e o Meireles dentro é que já não... Esta, para mim, foi a melhor época do Veloso (sem deslumbrar) e a pior do Meireles.
    Quanto ao Danny, esteve lesionado grande parte de época e, apesar de estar recuperado, não tem sido opção no Zenit, daí a minha escolha recair no também pouco utilizado Quaresma (é bem diferente ser suplente no Inter ou no Zenit).

    Falta aí o teu "onze"!!! :)

    ResponderEliminar
  3. Não! É um bocadinho o coração mas não é dai que cai a minha escolha... Sim, preferia ver um Nuno Assis (um jogador fundamental na equipa de Guimarães) que o Carlos (não sendo um jogador muito utilizado, mas tem estado em bom plano, nos últimos jogos), mas acho que isso é (ainda mais que o Benfiquista) improvável.

    Sim concordo com o teu ponto de vista da melhor época do Veloso e da pior do Meireles, mas em termos de presenças na Selecção e principalmente pela fase de qualificação tirava o Veloso, para entrar o Carlos. Embora o mais provável é as escolha do Sr Queiroz sejam de ambos na lista final (Veloso e Raul).

    Sobre o Danny, é um pouco esse ponto de vista de melhor actividade pela selecção nacional, sem dúvida que por mim ia o Danny e nunca o Quaresma (não por ser um jogador que tem poucas potencialidades para representar a selecção, muito pelo contrario, mas não tem mostrado porque não joga)!

    ResponderEliminar
  4. Eu também acho que o Nuno Assis não vai ao Mundial, só digo que comigo ia! :)

    O mesmo se passa com o Meireles e o Veloso que vão, da mesma forma ao Campeonato do Mundo.

    Quanto ao Danny, não percebi os teus argumentos... Se é por ser presença mais assídua na selecção, posso dizer-te que não é convocado para jogos oficiais há mais de um ano - 28 de Março de 2009 contra a Suécia.
    Por outro lado, se o Quaresma não iria por não jogar, poderia especular sobre a tua escolha de Paulo Ferreira, Deco, Pepe e até Hugo Almeida! :)

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Caro amigo Telmo de seguida vou deixar a minha opiniao so bre os meus seleccionaveis para a selecçao.

    Estes seriam as minhas escolhas.
    Guarda Redes: Quim, Eduardo, Rui Patricio
    Laterais Direito: Miguel, Paulo Ferreira
    Laterais Esquerdo: F. Coentrao e Miguel veloso
    Centrais: Pepe, B. Alves, R. Carvalho, Carriço
    Medios: J. Moutinho, R. Meireles, Deco, P. Mendes, N. Assis, Ruben Amorin
    Extremos: Ronaldo, Simão, Nani, Quaresma
    P.Lança: Liedson, Hugo Almeida

    Que achas?

    Mas acho que as escolhas seram: Eduardo, Hilario, Rui Patricio, Miguel, Paulo Ferreira, Duda, Miguel Veloso, Ricardo Carvalho, Pepe, Bruno Alves, Rolando, Raul Meireles, Deco, Joao Moutinho, Pedro Mendes, Tiago, Ronaldo, Simao, Nani, Danny, Liedson, Hugo Almeida, e acho k levara outro ponta de lança que nao sei bem quem sera talvez o edinho. retirando assim 1 dos medios.

    O meu onze inicial sendo eu a fazer seria:
    Quim, Miguel, R. Carvalho, Pepe, M. Veloso, P. Mendes, Deco, Raul Meireles, Ronaldo, Nani e Liedson.

    Mas acho que o onze que ira para o 1 jogo sera:
    Eduardo, Miguel, R. Carvalho, Pepe, Duda, P.Mendes, Deco, Raul meireles, Ronaldo, Simao e liedson.

    Cumprimentos amigo

    ResponderEliminar
  6. Bill,

    Veloso a defesa esquerdo não pah! Ele a médio já é o que é! :P Mas vai a médio e é merecido...
    O Carriço no lugar do Rolando também não era mal visto, mas com a época do Sporting acho difícil...
    O Tiago de fora é que não concordo, deu vida nova a um Atlético moribundo... e tem qualidades que mais nenhum médio Português tem (tirando Maniche que já está na fase descendente).
    De resto não está muito diferente da minha e nem da que vai de facto ao Mundial.

    Quero-te ver aqui mais vezes!

    ResponderEliminar
  7. Esqueci-me de falar no terceiro avançado que referiste. Também pensei nisso quando estava a fazer a minha selecção, mas como simão e mesmo Ronaldo podem fazer a posição, penso (e espero!) que não. Principalmente se a escolha for Edinho...que tenho dúvidas se jogaria no Vila Cortês! :)

    ResponderEliminar
  8. Telmo em relaçao ao veloso a l. esquerdo eh pah eu como nao acho que o queiroz va chamar o coentrao, prefiro mil vezes o veloso a lateral esquerdo do que o duda nao vamos brincar com coisas serias o duda e uma ameaça ha nossa baliza a defender. Em seguida o tiago nao tem tido vida facil caso nao tenhas reparado tem sido criticado e ate posto de lado nos ultimos jogos. Quanto ao terceiro avançado era so uma opçao pk tb o veloso poderia actuar la no meio campo alias ate o pepe que nao sei se nao sera ele mesmo a actuar a trinco optando por bruno alves e carvalho a centrais. Agora terceiro avançado eh pah aceitam se curriculum para tentar arranjar pk ate 2 e dificil lol. Vamos ver

    ResponderEliminar
  9. Peço desculpa estive a verificar e foi um equivoco em relaçao ao que disse do Tiago. De seguida colo uma prova de como estava errado e peço mais uma vez desculpa.
    Fonte Bola branca radio renascensa

    Enrique Cerezo, presidente do Atl. Madrid, esta tarde a Bola Branca, diz estar muito contente com Tiago.

    ResponderEliminar
  10. Eu também preferia o Veloso ao Duda, mas se fosse eu a escolher não ia nenhum dos dois para lateral.
    O Duda é mau e numa competição a sério nem devia lá estar...
    Bem me parecia que estavas equivocado em relação ao Tiago! :)
    Também acredito que o Pepe possa ser utilizado como médio defensivo, especialmente se defrontarmos equipas mais fortes fisicamente ou se o queiroz quiser jogar de forma mais defensiva. Mas não concordo nada com a opção... A arma mais forte da nossa selecção é a qualidade da posse de bola e a utilização da circulação para desequilibrar as defesas contrárias. Com Pepe em vez de Pedro Mendes (ou de Moutinho como eu há muito defendo) perdemos muita qualidade na primeira fase de construção...
    Quanto à escassez de avançados é um problema antigo nas selecções, que foi sendo disfarçado com Pauleta - e quando era a sério, com Nuno Gomes - e com os virtuosos que foram sempre marcando muitos golos (João Pinto, Figo, Ronaldo, etç). Por isso mesmo penso que os dois que escolhemos sejam os únicos seleccionáveis neste momento...

    ResponderEliminar
  11. Concordo ctg em tudo menos no que diz respeito ao veloso, eu acho o veloso um bom jogador telmo, mas sao opinioes. quanto ao resto apenas nos pudemos manifestar dando opinioes nada mais. Vamos esperar para ver quais sao as escolhas e ver se seram as mais correctas

    ResponderEliminar
  12. Eu não disse que o Veloso não era bom jogador, só acho que é mais fraco a lateral. Até já disse aqui que esta foi a melhor época dele no Sporting. Mas sempre achei que foi sobrevalorizado pela imprensa e pelos adeptos do Sporting...
    E claro, isto são as nossas opiniões, foi para isso que criei o blogue. Para deitar para cá as minhas e as vossas baboseiras! :P
    Mas já soube - de fonte segura! - que o Queiróz vem cá ver o blogue para tomar as suas decisões!!!! :)

    ResponderEliminar
  13. Certo telmo mas nao concordo quando dizes que foi a melhor epoca, a melhor epoca do veloso foi logo a primeira no sporting. ai sim via se o sporting e o veloso jogar ha bola. quanto as nossas opinioes nao passam mesmo de meras babuseiras pk so nos lhe vamos ligar lol.. deixa me adivinhar essa tua fonte segura e aquela que diz tantas vezes que e de fonte segura que treinadores e jogadores vao para aqui e para ali. seca tantas vezes a fonfe. lol

    ResponderEliminar
  14. Essa foi a altura em que ele foi mais sobrevalorizado. Nessa altura, o Sporting jogava bom futebol e todos os comentadores diziam que era Veloso o principal responsável. Eu nunca concordei e tive várias discussões sobre o tema. Com o tempo foram-me dando razão... e eu gosto disso! :D
    Só nós lhes vamos ligar?! Este blogue é fonte de informação dos jornais mais conceituados a nível Mundial! E quem sabe até da Europa! Ah, e o Terras da Beira também!!!! :)

    ResponderEliminar
  15. A minha opiniao e que ele fez uma boa epoca ai, sim talvez por o sporting jogar bem mas pareceu me e sua melhor epoca. Deixo entao um pedido de desculpas aqui visto k mais uma vez me equivoquei e sempre que puder dar informaçoes ao mundo e se a europa tb as quiser, aqui estaremos nos para a dar. Nao te esqueças do jornal mais imparcial e justo o Nova Guarda vai cair aqui todos os dias agoras

    ResponderEliminar
  16. Estás a falar daquele jornal cujas notas de desempenho eram dadas por uma jovem (de peito bastante avultado) que te classificava sempre com 4, mesmo quando não jogavas um boi???
    Sim, esse também vem aqui beber! Mas não deve ser água... :P

    ResponderEliminar
  17. Sim esse mesmo em que tinha aquela jornalista em que qdo estava a tirar uma foto ha equipa pedia para fixar um ponto e todas a equipa olhava para aquelas chuchas. e eu que a tive de levar ao colo o campo do mileu todo mas depois fui o melhor em campo lol. isto e a base de informaçao do mundo inteiro

    ResponderEliminar