quarta-feira, 19 de maio de 2010

Se fosse eu... SLB

Hoje vou começar uma série de "baboseiras" onde vou explicar quais seriam as minhas opções, enquanto treinador, para a próxima época. Vou começar pelo Benfica e pela posição do Guarda-redes.
Nesta época que agora terminou, a falta de um Guarda-redes de qualidade inquestionável e de nível internacional foi notório, especialmente nas competições europeias.
Neste contexto, as minhas escolhas passariam por colocar Quim no mercado, tentando arrecadar alguma mais-valia, considerando que esta já não vai para novo, com margem de progressão quase nula. Júlio César seria também cedido - a título de empréstimo ou vendido caso surgisse uma boa proposta. O caso de Moreira para mim é um pouco mais difícil. Sendo um jogador "da casa", pode ser importante como suplente na integração de novos jogadores. Sem saber como é Moreira em termos de relação pessoal com os colegas, parece-me uma boa solução mantê-lo como segunda opção.
Finalmente para fechar este sector, o Benfica deveria investir seriamente num guarda-redes de inegável qualidade internacional, de preferência - mas não obrigatoriamente -  com algum experiência. Eduardo não cabe neste perfil (nem pela qualidade nem pela experiência). Dos que se falam na imprensa, Marco Amelia (28 anos, Génova) não conheço suficientemente - sei que é internacional Italiano e está convocado para o Mundial e pouco mais; Sérgio Romero (23 anos, AZ Alkmaar) parece ser um valor seguro, apesar de ser jovem e já é internacional e está também convocado para o Mundial pela Argentina - é o mais provavel para titular; De Gea (19 anos, At. Madrid) é muito jovem, mas muito promissor, sendo já o titular da equipa espanhola que recentemente ganhou a Liga Europa; há ainda referência a vários Brasileiros que desconheço por completo - Felipe (25 anos, Corinthians), Victor (27 anos, Grémio) e Diego Cavalieri (27 anos, Liverpool). Desta lista, parece-me que o internacional Argentino seria a melhor escolha, mas não deve ser barato (por mim era o Casillas e não se falava mais nisso!).
Como terceiro Guarda-redes, chamava o melhor da equipa de juniores para ganhar experiência e ritmo na equipa sénior.

No próximo post falo do sector defensivo encarnado.

1 comentário: