segunda-feira, 24 de maio de 2010

Ganharam os que jogaram melhor, da maneira que sabem...

Não podia deixar - até porque quem lê este blogue já está à espera - de comentar a final da Liga dos Campeões que foi, como já era esperado, ganha pelo Inter de Mourinho.
Este era um jogo que eu aguardava com alguma expectativa uma vez que, após os jogos das meias-finais, e depois de várias conversas sobre a forma como as equipas de Mourinho "vêm" o futebol, foi-me dito - por várias pessoas - que na final não ia ser assim, que o Barcelona era muito forte e que só por isso o Inter tinha jogado daquela forma. Eu fui dizendo que não era verdade, que este tipo de jogo está no ADN do treinador, que não tem a ver com a qualidade do adversário, mas sim com a falta de qualidade do jogo do Inter. Esperei para ver a final e... foi o que eu já esperava... ou ainda pior!
O Inter ganhou, tem mérito (o objectivo do jogo não é outro!), marcou 2, não sofreu nenhum. Nada a acrescentar.
E se pensar bem, não há mesmo muito mais a acrescentar. A posse de bola - que para alguns só é argumento quando falamos no campeonato Português - já todos sabem qual foi, o número de ataques também, o número de remates à baliza também, as defesas de Júlio César também... já sabem tudo portanto (desta vez nem ninguém se atreve a dizer que as melhores oportunidades foram todas do Inter, como aconteceu nos dias que seguiram a primeira mão da meia-final e que era manifestamente um argumente falso, visto apenas pelos olhos de quem não quer ver).
Posto isto está de parabéns Mourinho pelo sucesso que continua a demonstrar a cumprir os objectivos para os quais trabalha - ganhar!. Muitos me perguntam se não é isso que interessa. E eu respondo: Claro! Mas interessa-me ainda mais a forma como se chega lá! Isso para mim é o que distingue os que ganham dos melhores!
Com esta vitória ganha também a selecção e as restantes equipas Italianas, que há anos praticam este tipo de futebol - sempre muito criticado e odiado pelos Portugueses em geral! - que a partir de agora irão ser sempre consideradas como mestres na táctica e na inteligência pela forma como jogam! Ou será que não?...

«Respeito a vitória do Inter, mas tenho de dizer que é mais fácil desta maneira. Cada equipa é livre para escolher o estilo de jogo. O ambiente em torno do Bayern mudou, estamos a praticar um futebol atractivo, mas também é preciso estar em forma.»

4 comentários:

  1. Ho seguito questo blog per un po ', ma solo oggi ho pensato di lasciare un coment. E 'noto che il fondatore di questo blog non come José Mourinho, e al loro modo di essere. Tuttavia, voglio dire qui che nel calcio, vincere non è tutto ... è l'unica cosa. Come tale è l'unica cosa, solo chi vince, cattiva o buona è il più grande. L'inter quest'anno ha dimostrato la regolarità e così tutto in play-off ha mostrato più voglia di vincere la partita che l'avversario. Se José Mourinho è davvero buono? Non lo so ... ma si vince, è vero!
    Da: Frias Earl, James

    ResponderEliminar
  2. :D Ao menos tiravas o nome do google translate!!!!
    Frias Earl James!!!! És muito cromo! :)

    Agora o comentário. Fui ao google fazer o contrário do que tu fizeste, e pela tradução (rudimentar) dá para perceber que achas que eu não gosto do treinador do Inter. Não é verdade... Só não vejo as coisas como ele as vê. Nem tenho que ver! Ele ganha, é um facto. Joga bem? Eu não gosto... Tu gostas? Boa! :)

    Mas sabendo quem és e o que fazes, faz-me alguma confusão que vejas o futebol dessa forma. Treinando uma equipa com o objectivo principal na formação, acho perigoso que penses assim. Não para ti, mas para os jogadores!

    Os jogadores são o mais importante da equipa, apesar de não ser fácil de perceber!

    Boa sorte!

    ResponderEliminar
  3. Pelo facto de gostar de mourinho e de treinar, nao quer dizer que trabalhe como ele.
    eu acho que ele trabalha bem, quando vejo onde esta ele inserido. ALTO RENDIMENTO... e agora pergunto? há mais alto?
    um abraço

    ResponderEliminar
  4. Ah pronto, estou mais descansado! :)

    Se há mais alto? Este ano não houve, esta visão funcionou. No passado ja houve mt mais alto e a visão dele não funcionou e foi despedido. Estou enganado?

    A dele funciona, as vezes. Mas há mais! ;)

    ResponderEliminar