terça-feira, 4 de dezembro de 2018

Liga NOS 18-19 - Rio Ave 1-3 Sporting CP: Primeiro jogo da liga para Keiser e boas indicações

O primeiro jogo do Sporting de Keiser trouxe boas indicações para aquilo que os leões podem vir a jogar num futuro bastante próximo. Tentativa de jogar pelo chão desde trás, muito jogo interior e boas combinações envolvendo os três corredores. Muito interessante e deixa boas perspectivas para os próximos jogos.
Basta uma pequena análise à rede de passes do Sporting para se perceber que alguma coisa mudou. Os extremos estão muito mais interiores deixando mais vezes os corredores laterais a Bruno Gaspar e Acuña e os 3 médios são muito mais chamados e combinam muito mais do que até aqui. Nota também para o posicionamento de Bas Dost que tem sido obrigado a baixar muito mais vezes para combinar com os seus colegas e não apenas para disputar bolas no ar ou finalizar. Bruno Fernandes e Nani são os motores da equipa e sentem-se muito melhor agora, numa equipa que quer ter a bola e que, apesar de ser ainda cedo, sabe o que fazer com ela.
Apesar do resultado a equipa do Rio Ave teve muita bola e disputou o jogo do primeiro ao último minuto. Os médios Shmidt e Jambor foram os mais utilizados na primeira fase de construcção que depois ligam com Diego Lopes e os laterais Matheus e Junio. Destaque para o posicionamento de Fábio Coentrão que apesar de no papel começar como extremo direito, acaba por jogar em todos os corredores e bastante vezes em zonas interiores. Galeno esteve um pouco abaixo do que esperava mas ainda assim podia ter feito golos.
Olhando para o gráfico de golos esperados (xG) é fácil de assumir que a vitória do Sporting é justa mas talvez por números exagerados. Penso que uma vitória com 1 golo de diferença seria mais realista. Quando Jovane fez o 1-3 o Rio Ave estava bastante por cima no jogo e a criar diversas oportunidades importantes. O golaço do jovem extremo fechou o jogo mas o Rio Ave ainda podia ter feito golo nomeadamente por intermédio de Fábio Coentrão.

Sem comentários:

Enviar um comentário