quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

Champions League 18-19 - Galatasaray 2-3 FC Porto: Eficácia tremenda dos dragões e nos turcos exactamente o contrário!

Na última jornada do grupo, o Porto e o Shalke já com o apuramento garantido e restando apenas definir o acesso à Liga Europa, os turcos do Galatasaray precisavam de fazer o mesmo resultado do Lokomotiv para garantir o terceiro lugar. Sem muito que ganhar (tirando o dinheiro e o prestígio claro) fez algumas trocas no onze inicial.
Diogo Leite, Sérgio Oliveira, Hernâni e Adrian López foram titulares e o Porto começou com um 4-3-3 que é o sistema táctico que Sérgio Conceição usa quando quer baixar o bloco e aproveitar o contra-ataque. O Porto teve pouca bola (poucas linhas na rede) e há um pequeno ascendente no corredor direito, com Maxi a ligar por dentro com Sérgio Oliveira. Casillas ligou com Marega por diversas vezes com passe longo, sobretudo nas saídas de bola.
O Galatsaray controlou a posse mas teve muitas dificuldades em controlar o contra-ataque dos portistas. Os turcos alinharam com um 4-3-3 com Derdyok de ponta de lança que aparece um pouco mais recuado sobretudo porque disputou várias bolas no ar e outras combinações. Fernando, que no Porto era um médio defensivo aparece aqui como médio interior mais à frente até do que Ndiaye (interior esquerdo). O corredor direito foi bastante interventivo com Maicon, Mariano, Fernando e Feghouli em destaque. Na esquerda Nagatomo e Garry Rodrigues foram também bastante chamados, mas o que chama a atenção é que os corredores laterais são mais usados que o central.
Conforme tinha indicado no início, o resultado acaba por ser bastante injusto para os Turcos. Aquilo que fizeram no ataque seria suficiente para ganhar o jogo, mesmo tendo em conta a grande eficácia dos portistas, que fizeram 3 golos em 4 oportunidades. No final, em termos de golos esperados, temos 4.11 xG vs 1.71 a favor do Galatasaray que é impressionante, se tivermos em conta que o jogo ficou 2-3. Pode não ser muito preocupante para Sérgio Conceição uma vez que trocou metade da equipa que habitualmente começa os jogos, mas ainda assim dará certamente que pensar.

Sem comentários:

Enviar um comentário