sexta-feira, 27 de junho de 2014

A Selecção neste mundial. Foram as escolhas?!


A opinião é mais ou menos generalizada. O problema do fracasso no mundial foi das escolhas do seleccionador. Não levou os melhores ou os que estavam melhor nesta fase. Contudo, esta não é a minha opinião. Acreditar que jogadores medianos como Cédric, Adrien, Paulo Oliveira, Ivan Cavaleiro ou Quaresma fariam muito melhor do que os que estiveram no Brasil é para mim difícil de compreender e de aceitar.
A selecção tem um lote de grandes jogadores e é candidata a ganhar títulos? Nunca... A qualidade da grande maioria dos jogadores da selecção neste momento é baixa e por isso não se pode exigir muito. No entanto estes jogadores podem jogar muito mais do que fizeram. Foram as lesões? Não me parece. Vários jogadores não lesionados tiveram prestações pouco brilhantes. Foi o calor? Acho difícil quando olho para as prestações da Suíça ou da Bélgica que mesmo sem serem demasiado entusiasmantes revelam um nível de jogo de acordo com a sua qualidade.
O problema é outro. É o contexto. São as ideias do treinador e a forma como este pensa o futebol. Essa é a única explicação para os erros sucessivos de organização que foram cometidos nos três jogos. Isso sim é um problema e que a continuidade do treinador dificilmente corrigirá.

Linha defensiva sempre descoordenada e agarrada às referências individuais que são uma marca indiscutível do modelo de Paulo Bento. Neste caso é Bruno Alves completamente descoordenado em relação aos seus colegas e que permite que o espaço mais importante do jogo (em frente à baliza) não tenha jogadores portugueses. 


Jogo de coberturas defeituoso ou inexistente na grande maioria das situações. Os jogadores estão preocupados com o seu adversário directo e não há qualquer coordenação colectiva a defender a sua baliza. Nesta situação a distância entre a contenção (ultrapassada) e o jogador seguinte é tão grande que estranho não tenha criado mais perigo...


A equipa está a ganhar mas precisa de marcar mais, todos sabemos. Mas isso não justifica tamanha desorganização a defender. Ausência de cobertura ao central que saiu na dobra ao lateral, central que fica e lateral não ajustam e ficam agarradas a uma marcação individual que só se vê nos distritais (e mesmo aí já nem em todas as equipas), médio defensivo lento a ajustar na cobertura ao central para formar linha de três. Tudo muito mau...


Controlo dos cruzamentos inexistente. A selecção defende cruzamentos da mesma forma que defende combinações à entrada da área. Cada um marca o seu e a iniciativa fica toda do lado de quem ataca. Só não houve mais golos porque o Gana já não estava no mundial... A Alemanha marcou quatro sem fazer grande esforço.


Isto tudo para dizer que o problema não foram as escolhas, o problema foram as ideias... Ou não se treinou bem e as ideias não passaram (são muitos erros e tão básicos que não consigo acreditar) ou então treinou-se outra coisa qualquer que não foi, de certeza, futebol... O resto não sei, os meus conhecimentos de ortopedia e de fisioterapia não são suficientes para avaliar o "índice lesional" da equipa...

2 comentários:

  1. Excelente post! De todos os problemas que a Seleção apresentou no Mundial, a descoordenação da linha defensiva foi mesmo o que mais me incomodou. Absolutamente horrível.

    FT, caso esteja interessado numa partilha de links, contacte-me através do endereço compesecabecacmpt@gmail.com.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar