segunda-feira, 19 de maio de 2014

Os meus 23


No dia em que Paulo Bento escolhe os seus 23, deixo os meus para depois podermos comparar. Bem sei que não estão todos nos 30 pré-convocados, mas estes são os meus. Não conheço a condição física de Nani ou Hélder Postiga, por exemplo e isso poderia fazer a diferença. Sílvio por exemplo seria sempre convocado...

Guarda-Redes:
Rui Patrício
Beto
Eduardo

Defesas:
João Pereira
Cedric
Fábio Coentrão
Antunes
Pepe
Bruno Alves
Neto
Ricardo Costa

Médios:
Miguel Veloso
William Carvalho
João Moutinho
Raul Meireles
Adrien
André Martins

Avançados:
Cristiano Ronaldo
Nani
Varela
Carlos Mané
Hélder Postiga
Nélson Oliveira

17 comentários:

  1. Visto e revisto, os teus são muito melhores :D só trocava o Nelson pelo Éder.

    A partir do momento em que o PB pre-convoca João Mário e André Gomes e deixa Adrien de fora, pré-convoca Ivan e deixa Mané e Quaresma de fora, pré-convoca André Almeida e deixa Cédric de fora... Decidi que não quero saber desta selecção. Estou indeciso entre Bélgica e Holanda. Tenho de ver jogos para decidir por quem é que vou torcer :p

    ResponderEliminar
  2. Quaresma só entrava nos meus se fossem 40! :)
    Cédric não é muito melhor que André Almeida. Por mim ia Cédric porque levava Antunes.

    De resto, os do Paulo Bento também são os meus! É a selecção, estão lã os que são melhores para a ideia dele! Selecção sempre!

    ResponderEliminar
  3. Não consigo pensar assim, não me identifico com uma selecção que, embora seja a do meu país, hipoteca de tal maneira as possibilidades de sucesso por deixar de fora alguns dos seus melhores. Belgica e Holanda. Acho que Holanda. Luis Van Gaal <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Do teu 11 inicial ficou alguém fora da convocatória?

      Eliminar
    2. Adrien (no lugar de Meireles) e por ventura Danny (em vez de Nani). Ah, Ricardo Carvalho em vez de Bruno Alves a todas as horas de todos os dias.

      Quem convoca Andre Almeida, Ricardo Costa, Neto, Hugo Almeida, etc., quer mesmo por-se a jeito dum azar para ter que jogar com toscos. Há alternativas tão mais válidas e ele leva segundas linhas dignas do Gabão. É de chorar.

      Eliminar
  4. Adrien jamais jogaria de início nesta selecção... O Nani pode ser questionável, mas é o único do 11. E eu não questiono. Se estiver em condições (6 semanas de prepração são suficientes) é muito melhor que Danny (que nem é extremo).

    Quanto aos outros são segundas (alguns terceiras) escolhas. Se as dúvidas são essas, a convocatória não pode ser assim tão má.

    Ricardo Carvalho abandonou um estágio. Nem no Gabão voltava a ser convocado...

    ResponderEliminar
  5. Se o Cristiano abandonasse o estágio não voltava a ser convocado? Se treinasses bem e soubesses que eras melhor que qualquer dos dois titulares e fosses afastado dum jogo numa concentração em que um dos centrais só fez um treino, como reagias? O Paulo Bento é muito duro, é muito macho, mas é só para fora, na hora da verdade vê-se bem o hipócrita e o serviçal que é. Já tive muitas desilusões à pala desse senhor, e enquanto assim for o meu desinteresse pela selecção só pode aumentar.

    "E eu não questiono". É uma postura. Não é a minha. Se o PB decidir jogar com Paulo Lopes, Nuno Lopes, Steven Vitória, Miguel Oliveira, Luis Tinoco, Mauro, Tarantini, Rui Sampaio, David Simão, Carlos Saleiro e Salvador Agra continuavas sem questionar?

    Uma coisa é não fazer juízos de valor sobre os 11, as substituições, alterações no decorrer dos jogos, etc., porque não sei o que se passou nos treinos nem tenho todos os dados para julgar. Mas posso questionar se não seria melhor este ou aquele jogador, esta ou aquela nuance, etc. Mas já posso julgar alguém por, numa convocatória para o Mundial, deixar jogadores de fora substancialmente melhores do que os que foram convocados. Ainda que sejam as segundas escolhas. Então se alargarmos até à pré-convocatória, o panorama ganha contornos ridículos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Se o Cristiano abandonasse o estágio não voltava a ser convocado?"
      Se fosse eu decidir não. Se fosse Paulo Bento a decidir não sei. Nunca aconteceu!

      "Se treinasses bem e soubesses que eras melhor que qualquer dos dois titulares e fosses afastado dum jogo numa concentração em que um dos centrais só fez um treino, como reagias?"
      Ficava fodido e continuava a treinar. De certeza que lhe aconteceu noutras circunstância, na selecção e nos clubes. Não tem desculpa, especialmente com as entrevistas que deu depois ao tentar fazer-se de vítima sem um argumento que fizesse algum sentido...

      "Já tive muitas desilusões à pala desse senhor, e enquanto assim for o meu desinteresse pela selecção só pode aumentar."
      Chegámos onde eu queria. O problema não é a convocatória, nunca foi. O problema é o Paulo Bento e o facto de ter treinado o teu clube. O resto é conversa...

      ""E eu não questiono". É uma postura. Não é a minha. Se o PB decidir jogar com Paulo Lopes, Nuno Lopes, Steven Vitória, Miguel Oliveira, Luis Tinoco, Mauro, Tarantini, Rui Sampaio, David Simão, Carlos Saleiro e Salvador Agra continuavas sem questionar?"

      Eu não questiono a opção por Nani. Não questiono porque concordo. Se leste os posts sobre a convocatória percebes que questionei algumas escolhas. Transformar isso numa convocatória polémica ao ponto de não querer que esta tenha sucesso é que é mais difícil de entender. Difícil se eu não soubesse que eras do Sporting...
      Os exemplos de convocatória que invocas são ridículos e por isso não merecem sequer comentários...

      "Uma coisa é não fazer juízos de valor sobre os 11, as substituições, alterações no decorrer dos jogos, etc., porque não sei o que se passou nos treinos nem tenho todos os dados para julgar. Mas posso questionar se não seria melhor este ou aquele jogador, esta ou aquela nuance, etc."

      Exacto, foi o que fiz nestes posts... O resto já expliquei em cima.

      "Mas já posso julgar alguém por, numa convocatória para o Mundial, deixar jogadores de fora substancialmente melhores do que os que foram convocados. Ainda que sejam as segundas escolhas. Então se alargarmos até à pré-convocatória, o panorama ganha contornos ridículos."

      Se retirar da equação os casos disciplinares (não há dados suficientes para julgar), há duas ou três dúvidas e com uma nível de qualidade bastante próximo. Desde que vejas a convocatória sem clubismos e ódios de estimação. Caso contrário fica mais difícil...

      Eliminar
    2. Claro que ser do Sporting por entender que vários dos jogadores do meu clube teriam lugar na convocatória (ainda que como segundas escolhas, só o facto de irem valoriza o seu valor no mercado, gera interesse, potencia transferências, etc. etc.).

      Não obstante, mantenho o meu ponto de vista, acho que é uma convocatória que peca em vários pontos, e que, infelizmente, vem na senda do que o seleccionador tem feito. O problema é, na sua essência, a convocatória. Sempre o foi. A escolha tendenciosa de alguns elementos, ainda que secundários. O facto de ter vindo donde veio só vem dar uma pitada extra de sal e pimenta à história.

      Feita a nota, deixa-me fazer a correcção: não há ódio a ninguém, nem ao PB nem à selecção. Não quero que percam. Simplesmente é-me indiferente. Só isso. Vou apoiar outras selecções com uma proposta de futebol mais perto daquilo que gosto. Só isso. Ganharam? Perderam? Tanto faz. Sem ódio. Só indiferença.

      Eliminar
  6. "Claro que ser do Sporting por entender que vários dos jogadores do meu clube teriam lugar na convocatória (ainda que como segundas escolhas, só o facto de irem valoriza o seu valor no mercado, gera interesse, potencia transferências, etc. etc.)."

    O teu único problema é este... não há motivação técnica nem táctica, apenas clubística. Não tenho mais nada a acrescentar...

    ResponderEliminar
  7. Não há motivação técnica nem táctica?! Se a selecção é o grupo dos melhores, acho lógico que se pré-convoquem os 30 melhores e se levem os 23 melhores, técnica e tacticamente. O facto de serem do Sporting só me deixa mais transtornado por ser o meu clube, mas a minha reacção seria essencialmente a mesma se fosse do clube x, y ou z. Aliás, eu falo em Ricardo Carvalho e em Danny, que, ao que parece, não têm nada a ver com o meu clube.

    André Almeida, Neto, Ricardo Costa, André Gomes, João Mário, Ivan Cavaleiro, Quaresma, Rafa, Varela, Vieirinha (1/3 da pré-convocatória) são melhores, técnica e tácticamente, do que Cédric, Carvalho, Adrien, André Martins, Mané, Danny? E porque é que o Antunes não foi convocado? É que para a lateral direita temos Amorim, que ao longo da carreira provou ser uma alternativa válida a lateral direito, além do João Pereira. E para a esquerda? Veloso e André Almeida? Really?

    Quem é o médio que tens para jogar entre linhas? Rafa? Que no Braga teve que ser deslocado para a lateral? Nani, que nunca fez nada no centro? Ronaldo? Varela? Ainda bem que estamos cheios de criatividade! Ah pois é, nunca questionar...

    Podes dizer que serão segundas linhas, porque é verdade. Mas deveriam ser? Vamos jogar com 3 médios sem um pingo de criatividade. Como não ficar revoltado? Até quando vamos deitar todas as fichas no Ronaldo em vez de apostar na força dum colectivo bem trabalhado e que faça mais do que jogar em transições? Se Nani tem uma recaida, quem entra? Vieirinha? Varela? Rafa? Até quando vamos andar com uma dupla de centrais muito fortes no momento defensivo mas que com bola são autênticos animais ? E porque é que as alternativas aos centrais têm que ser aquelas aberrações? Porque é que levamos só 2 laterais de raiz? A ideia é só fazer 3 jogos? Quem vai usar o n.º10? Ruben Amorim outra vez? Será que não levamos médios criativos por não existirem?

    Desculpa a minha ideia romântica de que a selecção é para os melhores e ficar desiludido por servir de trampolim para jogadores que não têm qualidade para sequer serem alternativas. Aliás, compara a tua convocatória com a da selecção. Praticamente 1/4 diferente! Como é que podes sequer dizer que estás satisfeito?

    ResponderEliminar
  8. Só para lembrar: "e eu não questiono".

    Boa!

    ResponderEliminar
  9. Tens razão... faltou a criatividade de Adrien ou a qualidade técnica de Cédric...

    ResponderEliminar
  10. Ou a disponibilidade de Adrien, ou a qualidade de William, ou a criatividade de Danny, ou o conhecimento de Carvalho, ou o Antunes... Foi uma convocatória muito bem esgalhada, o tempo acabará por dar-te razão. Levar amigos em vez de jogadores de futebol...

    Vamos ter que jogar com DC, LE e PL diferentes. Para PL ainda bem, que jogou o pior. E para DC? Costa ou Neto? E DE? Veloso ou Almeida? E quem será o substituto do Meireles, se eu o quisesse tirar? Ruben Amorim? Tendo em conta o jogo fraquíssimo do JP, não faria mais sentido contar com ele a LD? É que parece que não há mais lateral direito nenhum com nacionalidade portuguesa...

    Viva o PB! Nunca questionar!

    ResponderEliminar
  11. Falar de Danny e Ricardo Carvalho para além de não fazer sentido é tentar mandar areia para os olhos das pessoas... É óbvio para toda a gente (até para os acéfalos que sofrem de clubite e de ódios de estimação) que são casos de indisciplina que não têm lugar num selecção. Adiante.
    Para central levavas quem, o Ruben Semedo?
    Do lateral esquerdo estamos conversados, eu tinha levado Antunes. É muito melhor do que André Almeida? Não... Paulo Bento optou pela polivalência perdendo pouco na qualidade.
    Disponibilidade de Adrien?! Só joga no Sporting porque não há mais... É um jogador mediano, sem criatividade, que passa bem a bola e remata. É pior do que Meireles, Moutinho e Amorim em qualquer posição do campo.
    João Pereira é mau? Claro que é! É mau agora e era mau quando perdeu nas meias finais do Euro 2012 nos penaltys com a Espanha! Há melhor? Com passaporte Português não. Equacionar Cédric que na época passada queriam ver na equipa B é brincar com coisas sérias...

    A parte do que "nunca questionar" é que tu não percebeste desde o início, mas eu explico. Eu dei vários exemplos de escolhas que faria diferentes das de PB, no entanto eram sempre escolhas de jogadores de segunda linha e com diferenças pouco significativas em termos de rendimento. Por isso não questiono, porque são irrelevantes.

    A mim não me vão dar razão nem deixar de dar. Digo há muito tempo que a selecção é fraca e joga pouco. O post era apenas dedicado às escolhas. Continuo exactamente com a mesma opinião.

    ResponderEliminar
  12. "Danny e Ricardo Carvalho são casos de indisciplina" - um porque se apercebe que o treinador que tem é um pascácio e vai-se embora, sendo que depois desdobrou-se em entrevistas a pedir desculpa sem haver a mínima abertura do dito pascácio em sequer o ouvir; o outro porque supostamente tinha uma lesão e dias depois estava a jogar, numa história que nunca ficou bem contada por ninguém. Mas realmente, as opções são tantas que podemos estar à vontade. Olhemos para a Holanda, que teve dois jogadores a pegarem-se no treino - Indi e Robben. O que lhes aconteceu? Foram expulsos? Banidos da selecção? Condenados ao ostracismo pelo generalíssimo van Gaal? Liderança não é militarismo...

    "Disponibilidade de Adrien?! Só joga no Sporting porque não há mais... É um jogador mediano, sem criatividade, que passa bem a bola e remata. É pior do que Meireles e Amorim" - Meireles e Amorim são poços de criatividade, e estão num momento absolutamente soberbo das respectivas carreiras. Sobretudo Meireles. Que parvo querer ter um dos melhores médios da liga, que jogou com regularidade e sempre a um bom nível na selecção. "É pior que Meireles"... Será que este post é de 2010 e eu não reparei?

    "Equacionar Cédric que na época passada queriam ver na equipa B é brincar com coisas sérias..." - foi aqui que percebi o teu problema com os jogadores do Sporting. Não os viste sequer este ano. Só pode ser isso. Porque Cédric, e Adrien, eram dos primeiros da minha lista para sairem, pelo ano horrivel que tinham feito. Mas ignorar a evolução brutal que ambos tiveram este ano, face ao anterior, isso é que é acefalia, clubite e ódio. Ou ignorância, porque deves estar a falar de jogadores que não viste este ano.

    "Eu dei vários exemplos de escolhas que faria diferentes das de PB, no entanto eram sempre escolhas de jogadores de segunda linha e com diferenças pouco significativas em termos de rendimento. Por isso não questiono, porque são irrelevantes". O problema é se corre mal e dum momento para o outro tens 4 titulares de baixa dum jogo para o outro, em que as alternativas deixam de ser assim tão irrelevantes...

    ResponderEliminar
  13. "Olhemos para a Holanda, que teve dois jogadores a pegarem-se no treino"
    Situações completamente diferentes. No treino da selecção (e de todas as equipas) há sempre jogadores que se pegam e se pegaram no passado. Não conheço nenhum que tenha sido afastado da selecção. Comparação ridícula... Os dois exemplos demonstraram que não queriam jogar na selecção. As desculpas depois disso valem zero.

    "Que parvo querer ter um dos melhores médios da liga, que jogou com regularidade e sempre a um bom nível na selecção."
    É pior do que Amorim que joga na mesma liga. E é pior que Meireles em 2010, em 2014 e provavelmente em 2015. Assim que o Sporting tiver um médio um pouco melhor do que mediano (para jogar ao lado de andré martins que é muito melhor que adrién) nunca mais vai haver esta discussão...

    "Porque Cédric, e Adrien, eram dos primeiros da minha lista para sairem, pelo ano horrivel que tinham feito. Mas ignorar a evolução brutal que ambos tiveram este ano, face ao anterior, isso é que é acefalia, clubite e ódio. Ou ignorância, porque deves estar a falar de jogadores que não viste este ano."
    Vi. E por ter visto é que não tenho dúvidas. Cédric, na lista de laterais estava a seguir a João Pereira, Miguel Lopes, André Almeida e Amorim! Se estes 4 estivessem indisponíveis e Miguel não estivesse de ressaca, podia ser convocado Cédric...

    "O problema é se corre mal e dum momento para o outro tens 4 titulares de baixa dum jogo para o outro, em que as alternativas deixam de ser assim tão irrelevantes..."
    Para além de Antunes, as segundas escolhas estão lá na mesma.

    ResponderEliminar