quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Destaques da semana


1.   Dérbi I – Jesus OK

O Benfica venceu com mérito, a opinião é generalizada. De facto, a equipa de Jorge Jesus foi muito superior à de Leonardo Jardim.
A Jesus correu tudo bem: Oblak mostrou que o erro de Barcelos já lá vai, Maxi provou que não está “morto”, Siqueira provou que é um grande lateral, Fejsa passou a ser o novo melhor amigo de Enzo, Markovic usou mais um jogo grande para mostrar que hoje é muito melhor jogador do que no encontro da primeira volta em que desatou a correr e passou por todos antes de marcar, Gaitán voltou a dizer que é enorme. Os outros também estiveram bem, mas apenas quis dar alguns exemplos.
Mas, se a Jesus correu tudo bem, a Jardim correu tudo mal. Passemos ao segundo destaque.

2.   Dérbi II – Jardim KO

“Vou meter dois avançados, equilibro com o André à direita e baralho o JJ”. Pode ter sido isto, com mais ou menos sotaque, que Leonardo Jardim pensou quando escolheu o onze. Em modo resumido, claro.
Mas a condição fundamental para a surpresa funcionar era o Sporting ter bola. Não teve. Porque o Benfica não deixou. E tendo o Benfica bola, Montero andou sempre muito longe da área, onde é o mais perigoso jogador do Sporting.
Esta é, obviamente, uma análise muito superficial. Mas retrata um pormenor, ou “pormaior”, se quiserem, que ajudou a decidir o jogo. E nem consigo culpabilizar o treinador do Sporting pelo resultado negativo. Correu mal uma ideia que podia ter resultado. Já a entrada de Magrão é que dificilmente resultaria em mais do que resultou: nada. Wilson Eduardo não merecia, pelo que tem dado à equipa, essa “traição” de Jardim.

3.   Dérbi III – A troca de papéis dos “misters”

Curiosa a forma de abordar um jogo “grande” pelos dois treinadores. Trocaram, metaforicamente, de papéis.
Jesus, aquele que é acusado de ser “inventor”, foi fiel ao que tem vindo a apresentar e não alterou nada. Jardim, aquele que é acusado de ser conservador, de não apostar numa alternativa pelo menos em casa contra as equipas mais fechadas, quis inovar e… deu-se mal.
É também por estas coisas que o futebol é tão interessante.
Esta semana ficamos por aqui.
Até daqui a alguns dias.

Sem comentários:

Enviar um comentário