terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Estoril - Sporting: segunda parte


Segunda parte do jogo semelhante à primeira. Ascendente claro do Sporting em posse e nas oportunidades de finalizar. Estoril a maior parte do tempo em organização defensiva e tentando aproveitar as transições ofensivas para criar desequilíbrios. As saídas foram quase sempre com pouco critério, com poucos jogadores e acima de todo sempre usando exclusivamente os corredores laterais. Fácil para a organização defensiva leonina.


Defensivamente o Estoril cometeu mais alguns erros colectivos que me deixem bastante desconfortável em relação ao trabalho (e ao modelo!) de Marco Silva. A pouca coordenação da última linha e a ausência de pressão em diversos momentos de vantagem numérica ou de posicionamento do portador levam-me a crer que as situações que os jogadores vivem no jogo são resolvidas de forma individual, sem que haja uma identidade colectiva que leve os jogadores a cooperarem para alcançar o objectivo de todos.


Confesso que admiro a forma como gere a relação com os media (é muito mais fácil num clube pequeno como é óbvio). Apresenta-se sempre calmo e tem um discurso cuidado e disponível. No entanto o "jogar" da equipa deixa-me suficientemente desconfiado para não arriscar um salto demasiado. Acho que Marco Silva merece o Braga, mas para já não mais do que isso. Está muito a tempo de construir novas ideias e fazer o seu caminho!

9 comentários:

  1. Concordo com o segundo lance, mas penso haver ali também falta de qualidade individual....! Repara que o defesa tenta ir para a linha defensiva e posiocionar se de acordo com os outros.....que ela está mal colocada, não há dúvidas.... ;)

    Ao atacar, por acaso, tenho ideia que procuram constantemente o centro do terreno. Uma coisa que admiro é o critério e risco do passe, mesmo nas laterais e o estar sempre encobertaras ofensivas.....existe trabalho....não é ao acaso....apesar de as combinações não serem as mais perfeitas..... ;)

    Concordo que ele tem que evoluir....mas acho que com um adjunto forte, conseguirá fazer um bom resultado no Benfica....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Repara que o defesa tenta ir para a linha defensiva e posiocionar se de acordo com os outros....."

      Não devia ter olhado pelo menos uma vez para a bola, para a contenção e cobertura? Porque raio foi alinhar com os que estavam a 30 m do centro de jogo?

      "Ao atacar, por acaso, tenho ideia que procuram constantemente o centro do terreno. Uma coisa que admiro é o critério e risco do passe, mesmo nas laterais e o estar sempre encobertaras ofensivas.....existe trabalho....não é ao acaso....apesar de as combinações não serem as mais perfeitas..... ;)"

      Devo ter azar a escolher os jogos. É que neste não vi um único exemplo. Nem tentativas! :)

      "Concordo que ele tem que evoluir....mas acho que com um adjunto forte, conseguirá fazer um bom resultado no Benfica...."

      E o modelo seria o do adjunto, certo? Tenho dúvidas que isto possa funcionar...

      Eliminar
  2. Boas,

    No segundo vídeo dizes que o central foi marcar o avançado?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para a bola e para os colegas que participavam activamente no lance naquele instante nem olhou. Depreendo que a rotina não passe por coordenar o posicionamento e o movimento com os colegas...

      Eliminar
  3. Mas não havia ali avançado nenhum. Ele correu para o buraco que havia naquela zona. Concordo plenamente com o posicionamento que deveria ter sido adoptado, mas não consigo colocar culpa num jogador que erra por causa dos colegas. Aliás, se ele fosse marcar HxH, Teria marcado o a Martins porque não havia ninguém na zona onde ele foi.

    ResponderEliminar
  4. Não queria reforçar que o erro era individual. Pelo contrário, quis sempre dar a ideia que é um problema colectivo. Em todos os posts aliás...
    Mas tens razão, o Montero está com o segundo central. Na altura tinha ficado com a ideia que estava à frente dele.

    ResponderEliminar
  5. Quando falo do lance do central, falo que ele tenta adopta o princípio da linha da defesa, penso eu, tanto que ele desliga se do lance e vira costas ao lance....dai eu achar que a base está, correcta, mas mal analisada pelos jogadores.....apenas isso!!

    Acho que o jogo de ataque organizado, tenta passar por zonas mais frontais, o que também acho é que maior parte dos jogadores estão automaticamente formatados para o jogo exterior, apesar de os jogadores tentarem algumas combinações......!!!

    Existe alguma falta de qualidade individual, pois acho que este estoril teria dificuldade em lutar por lugares cimeiros na segunda divisão....

    Lembro me que Leonardo jardim, tinha alguns defeitos no braga, mas que foi corrigindo com a sua evolução enquanto treinador...!!!

    ResponderEliminar
  6. "Quando falo do lance do central, falo que ele tenta adopta o princípio da linha da defesa, penso eu, tanto que ele desliga se do lance e vira costas ao lance....dai eu achar que a base está, correcta, mas mal analisada pelos jogadores.....apenas isso!!"

    O problema é que a primeira referência para a organização colectiva (e consequentemente da linha) é a bola... Não é bem um pormenor.

    "acho é que maior parte dos jogadores estão automaticamente formatados para o jogo exterior"

    E porque é que achas que eles estão assim formatados? Pelas características individuais? É muita coincidência serem todos...

    "Existe alguma falta de qualidade individual, pois acho que este estoril teria dificuldade em lutar por lugares cimeiros na segunda divisão..."

    O quinto classificado na primeira divisão não lutava para subir na segunda? Isto é, no mínimo, polémico! :)

    "Lembro me que Leonardo jardim, tinha alguns defeitos no braga, mas que foi corrigindo com a sua evolução enquanto treinador...!!!"

    Aqui sim, de acordo. O Benfica pode servir de "estágio"? Acho difícil...

    ResponderEliminar
  7. Ricnog, quantos planteis fora Braga e os 3 grandes são melhores que o do Estoril?

    ResponderEliminar