segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Breves sobre o clássico


Estive no estádio e a análise é por isso muito menos rigorosa. Mas aqui vai o que me ficou na cabeça:

SL Benfica:

  • Jesus correu o risco de jogar apenas com 2 médios contra uma equipa com um meio campo forte. Ganhou a aposta. Matic e Enzo chegaram para as encomendas;
  • Gaitán e Markovic foram fundamentais a fechar no corredor central para esconder a inferioridade numérica. Foi o primeiro jogo em vi Markovic participar em todas as fases do jogo. Promissor!
  • Para impedir que o Porto saísse a jogar desde o Hélton, Jesus colocou Enzo em zona sempre muito próximas de Fernando. Com Lima e Rodrigo nos centrais, o Porto bateu 95% das bolas na frente;
  • Ofensivamente o Benfica foi o que é todos os dias. Vertigem e velocidade na frente aproveitando as recuperações no meio campo;
  • Lima está no pior momento desde que chegou ao Benfica. Joga porque Cardozo está indisponível e Funes Mori não é opção;

FC Porto:
  • Com Fernando e os centrais tapados, nunca soube encontrar uma segunda linha para iniciar o jogo de forma apoiada. Perdeu com isto toda a vantagem que tem na força do meio campo;
  • A espaços Lucho (não sei se por indicação de Paulo Fonseca se por iniciativa do próprio) baixou na zona de Fernando obrigando este a procurar um dos corredores e criar mais uma linha de passe. Se bem me lembro, conseguiram apenas que isso acontecesse por uma ocasião;
  • Carlos Eduardo sem receber a bola em zonas avançadas nunca foi capaz de baixar e criar linhas para iniciar o jogo. Foi um a menos...
  • Quaresma entrou bem e mexeu muito com o jogo. Parece em boa forma para ser titular já no próximo jogo do FC Porto. Por duas razões: porque o Porto não tem princípios colectivos e por isso não parte em desvantagem em relação aos colegas de posição e porque Quaresma em má forma é várias vezes superior a Varela e especialmente Licá. Mesmo que no pico da forma!
  • Fernando é enorme e não é por ele que o Porto não joga mais. Sempre à procura da bola mesmo com a proximidade constante de Enzo. Em duelos individuais a bola é sempre dele...
  • Colectivamente o Porto é uma nulidade e duvido que Paulo Fonseca termine a época como treinador

21 comentários:

  1. Telmo,

    Dizer que o Porto é uma nulidade no colectivo é estar a ser meigo. Já disse ao Baggio: o Porto não respeita os princípios de jogo. E não é problema de operacionalização.

    ResponderEliminar
  2. Não sei se é um problema de operacionalização ou se é o treinador que não faz ideia do que quer para a equipa. Acho que só quem vê todos os treinos da equipa o pode afirmar com certeza.

    Mas é uma das duas coisas certamente. E são ambas da responsabilidade da mesma pessoa!

    ResponderEliminar
  3. Eu acho que não é de operacionalização, porque os jogadores já sabiam alguma coisa do ano passado, e porque a mensagem do treinador nas conferências de imprensa tem sido clara.

    ResponderEliminar
  4. Aquilo que os jogadores "sabiam" do ano passado foi-lhes "transmitido" pelo treino que todos os dias Vitor Pereira lhes preparava. Esse conhecimento desaparece muito rapidamente se o treino passar a ser um conjunto de exercícios sem objectivos concretos e directamente ligados à ideias do treinador.

    Há uma teoria (acho que é a do caos) que diz que se num sistema dinâmico, não for aplicada energia, o sistema tende para um estado de caos. Isto acontece com as equipas de futebol. Se de repente retirarmos do sistema a energia que o líder (a equipa técnica) incute com o treino (ideias, operacionalização, análise e correcção) a equipa tenderá para o caos e para a desorganização muito rapidamente.

    Agora o que eu não consigo afirmar é se é a energia que não é a correcta ou se não há sequer energia...

    Mas as duas apontam o mesmo caminho... vai haver nova liderança no Dragão. Resta saber quando.

    ResponderEliminar
  5. Porto não é assim tão fraco, vai lutar pelo titulo, pois para consumo interno chego e sobra....a nao ser que o Benfica faça um campeonato sem oscilações. Ambos vão perder pontos....

    Quando fazes a análise do estoril? Como te disse anteriormente, parece me uma equipa mt mt equilibrada, com princípios que acho óptimos ofensivos, pois procura constantemente movimentos interiores. Acho que apenas a forma de defesa organizada, não é das melhores, poderá evoluir o marco se quiser,....

    ResponderEliminar
  6. Eu não disse que o Porto não vai lutar pelo título. Acho que vai logicamente. Tem qualidade individual mais do que suficiente para isso. Eu digo é que colectivamente são uma nulidade.

    Do Estoril já analisei 2 jogos. Vê abaixo. Se calhar tive azar nos jogos, mas não fiquei nada convencido...

    ResponderEliminar
  7. Lá está, concordo com a análise que tens feito: o que vale neste momento ao Porto é apenas e só a qualidade individual, porque a nível de colectivo nem sei se será equipa da primeira liga. Já me posicionei também sobre a questão da operacionalização vs modelo, e parece me que o modelo é este e daqui não sai.

    ResponderEliminar
  8. Se é este, é pobrezinho... e a estrutura do Porto já deve ter percebido.

    Por isso é que eu defendo Jesus até alguém apresentar um modelo melhor!

    ResponderEliminar
  9. Com tanto tempo e com tanto jogador de qualidade, já teria feito mais alguma coisa Telmo, se fosse algo para além disto.

    As alternativas também não serão fáceis de encontrar. Verdade seja dita e a César o que é de César, o Presidente erra, mas sabe mais de bola do que nós e erra bem menos. Qualquer opção que tome, terá de lhe ser dado sempre o benefício da dúvida, mas ainda assim, creio que a manutenção do Paulo Fonseca é um erro. Grave, desde já.

    ResponderEliminar
  10. O problema é sempre esse, as alternativas! Mas o "Libras Boas" está disponível para voltar à "cadeira de sonho". Não sei se não teremos surpresas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O André não está disponível para regressar. Eu acho que ele deve ficar nas companhias de quem anda agora, e no futuro voltar. E há histórias no futebol mal contadas também. De qualquer dos modos, pior que o Paulo Fonseca, é difícil.

      Eliminar
  11. Não me parece que vilas boas traga muito ao porto. Cada vez mais acredito em equipas técnicas e não apenas em treinador. Percurso muito interessante no porto, mas penso que havia uma grande mãozinha de Vitor Pereira........ele agora nao ta!!

    ResponderEliminar
  12. Eu tenho sempre dificuldades em fazer análises dessas porque não conheço o dia a dia dos clubes... não vejo treinos, não sei quem planeia, como planeia, quem faz acontecer. Mas podes ter razão! E a ida dele para o FC Porto nesta fase pode muito bem ser um teste ao que dizes.

    Do Estoril, já viste?

    ResponderEliminar
  13. Sem duvida, que tb não conheço o dia a dia!! Mas acho que o percurso la fora de vilas boas nao foi de grande sucesso, principalmente num campeonato, onde não há grande qualidade de treino e cultura táctica.

    Estoril já vi. Concordo com o que dizes algumas coisas. Mas acho que alguns dos erros é mais pela qualidade dos intervenientes.....tem uma equipa demasiado fraca, o estoril em termos de qualidade individual. Penso que num grande, iria resolver alguns dos seus problemas. Principalmente porque ia, provavelmente evoluir em termos defensivos, e me parece ser um dos grandes erros do estoril.....mas só vendo.....!!

    ResponderEliminar
  14. A qualidade é inferior aos 3 grandes e até ao Braga, disso não tenho dúvidas. No entanto, alguns dos erros que evidencio são normalmente colectivos... Há outros individuais claro e isso condiciona o colectivo. Disso também não tenho dúvidas.
    Mas fiquei bastante desconfiado. No entanto ainda vou voltar ao Marco Silva e analisar um jogo em que tenha indicações do Estoril ter sido superior...

    Já ouvi que O SL Benfica tem um acordo de preferência com Marco Silva. Isso preocupa-me...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho que o Marco Silva tem qualidade, especialmente noutras características, ao nível de motivação etc etc etc.

      Acho que assentava bem em qualquer dos grandes, mas um percurso como o do Jardim seria melhor para ele. Sobre os pré acordos, isso não existe no futebol... O que é hoje não é amanhã, mas é verdade que esse acordo existe, podendo amanhã deixar de existir.

      Cumprimentos

      Eliminar
    2. A experiência (pouca é certo...) diz-me que a motivação advém essencialmente do facto da equipa estar mental e emocionalmente ligada a uma ideia de jogo. Não acredito em "treinadores motivadores"...
      Mas isso sou eu...

      Neste momento Marco Silva parece-me não chegar para um grande que queira jogar bem e com isso correr o risco de ganhar jogos. E parece-me não chegar porque a sua ideia de jogo é pobre... É pobre hoje! Pode vir a enriquecer.

      Mas vi com atenção dois jogos... ainda não acho suficiente para tecer a minha opinião de forma fundamentada.

      Eliminar
  15. Antes Marco Silva, que o eterno amado de Vieira - Paulo Bento...!!!!

    ResponderEliminar
  16. Na altura em que Paulo Bento treinava um clube ainda não via o futebol como vejo hoje... Por isso, como dizia um ex-presidente do Sporting: Jesus forever!

    ResponderEliminar
  17. Sim, tens razao também......mas o Paulo Bento é o eterno 2 lugar...... ;) tal como o peseiro, que tem muita qualidade, o treinador do quase!! Mas se olhares bem, na primeira divisão, não tens treinadores com muita qualidade.......talvez o do estoril e pouco mais.........!!

    ResponderEliminar
  18. Por isso mesmo! Para pior já basta assim. Jesus é o melhor treinador da primeira liga, na minha opinião. Deve continuar, pelo menos enquanto se sentir que a equipa está com ele...e isso só a direcção pode avaliar.

    ResponderEliminar