quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Arrigo Sacchi e toda uma nova forma de pensar o jogo (e o treino)!

Foi no final da década de 80 e no início da de 90 que se assistiu a uma das mais importantes evoluções tácticas no jogo. Uma mudança de paradigma onde o posicionamento da bola e dos colegas de equipa se sobrepõem aos adversários e onde a iniciativa se sobrepõe à reacção, mesmo quando a equipa não tem a bola. O seu mentor é italiano, de nome Arrigo Sacchi e foi (e é!) inspiração para muitos treinadores por esse mundo fora ainda nos dias de hoje.

Nasci na década de 80 e não tive, obviamente, oportunidade de sentir esta evolução nessa altura. No entanto, foi a ver vídeos como este que comecei a pensar o jogo e o treino de uma forma diferente e a organizar as minhas ideias num sentido que até então nunca me tinha passado pela cabeça.



Ainda não tive oportunidade de ver o vídeo por completo e com a atenção que este merece (vi, há já algum tempo, as partes mais relevantes do vídeo), mas vou ver assim que o tempo o permita. O título do vídeo é "Coaching the Italian 4-4-2 with Arrigo Sacchi" mas eu considero que as ideias que este transmite são universais.

É uma pena que tenha decidido terminar a sua carreira de treinador tão cedo. Teríamos muito que analisar e aprender com as equipas deste homem. Verdadeiramente à frente do seu tempo, como todos os génios!

Sem comentários:

Enviar um comentário