sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Domingos e Sá Pinto...

Em relação ao Domingos a minha opinião foi sempre muito duvidosa. Em 3 de Novembro de 2010 disse isto:

"O Braga continua a pagar a factura de jogar mais do que o campeonato. Já o disse várias vezes que este seria o ano de tirar as dúvidas em relação à capacidade organizacional de Domingos pois foi este ano que perdeu metade da defesa construída por Jorge Jesus (saíram João Pereira e Evaldo e ficaram Moisés e Rodriguez, que ainda por cima está lesionado). Pode parecer que estou a tentar tirar mérito a um e a dar demais a outro, mas é, de facto, o que me parece. Vamos ver o que nos diz o futuro..."

E uma semana depois disse isto:

"Quanto ao Braga, continua a dar-me razão e fazer com que as minhas dúvidas sobre a capacidade de Domingos liderar uma equipa a este nível (neste momento da carreira, claro) cresçam a cada jogo. A capacidade colectiva do Braga é significativamente menor do que nas últimas épocas e, insisto, a isto não é alheio o facto de terem saído 2 defesas laterais da equipa das épocas anteriores."

Continuo exatamente com a mesma opinião. Falei várias vezes sobre isso quando o Sporting ganhava jogos consecutivos (contra os adversários mais débeis) e a qualidade da organização da equipa nunca me deixou dúvidas. Não conheço a forma de treinar de Domingos, mas faço uma pequena ideia...

Em relação ao timing da troca acho que não faz qualquer sentido e põe em causa todo o projeto que esta direção arquitetou. A contratação de Sá Pinto só pode fazer sentido se o trabalho que este desenvolveu na equipa de juniores (e que eu desconheço) tenha sido fantástico ao nível da organização da equipa... Caso contrário, é mais um para enterrar. Não me parece que o que fizesse falta a Domingos fosse mais gritaria e punho fechado! Mas isso sou eu...

2 comentários:

  1. O que achas do trabalho do Jardim no Braga?

    ResponderEliminar
  2. O Jardim parece-me, acima de tudo, um treinador muito sóbrio. Sereno, tranquilo, sem sede de protagonismo, nem vontade de aparecer cedo demais nas cadeiras mais mediáticas (apesar de ter uma carreira com uma ascensão quase meteórica nos últimos anos).

    O Braga apresenta uma organização defensiva que suporta todo o jogo da equipa. Individualmente o Braga não tem um plantel mais forte que, por exemplo, o Sporting. João Pereira é melhor que Salino, Polga é melhor que Douglão, Rodriguez seria sempre titular em Braga, Insua é muito melhor que Elderson, Elias é melhor que Viana, etc, etc, etc... No entanto, todos estes nomes parecem, este ano, muito mais jogadores em Braga do que em Alvalade. E isto acontece pura e simplesmente porque a equipa está organizada. O Viana não é melhor jogador que o ano passado. A equipa sabe é quando precisa de Viana e Viana sabe quando e onde a equipa precisa dele. Até o Custódio parece jogador de seleção! No Sporting (pelo menos no de Domingos), provavelmente estava atrás de Rinaudo, Carriço e quem sabe até Renato Neto...

    No entanto, a carreira de Jardim deve continuar a este nível por mais 2 anos, pelo menos, para continuar a crescer como treinador. Continuar a lutar pelo terceiro lugar (com sorte um pouco mais...) e depois disso, se continuar a manter este tipo de performance, mesmo depois de vender 3 ou 4 jogadores fundamentais todos os anos (o Braga é isso mesmo...).

    Para o Porto (sim eu sei que é isso que te vai na cabeça!) ainda é cedo... Dá-lhe tempo! Entretanto, depois de queimarem o Vítor e a seguir o Domingos, deve estar pronto para ser feliz no Dragão! ;)

    ResponderEliminar