quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Notas do fim de semana

Depois da azia, já consigo escrever qualquer coisa sobre o fim de semana futebolístico que passou.
Fim de semana de resultados inesperados para as 4 equipas que costumo focar (os 4 primeiros da época passada).
Do clássico do Dragão já muito se falou. É evidente que agora, aqui sentado e depois de ver o jogo no sofá, é fácil apontar as culpas ao treinador e às decisões polémicas que tomou para este confronto. No entanto, tendo em conta que os jogos anteriores em que foram tomadas algumas decisões semelhantes acabaram sempre mal para o lado Benfiquista. Parece-me boa ideia que, se o Benfica tem neste momento - digo eu e muita gente - um dos melhores laterais esquerdos e um dos melhores defesas centrais da Europa, os ponha a jogar nas posições onde são os melhores! Não é pedir muito... Achar que, para parar um dos jogadores mais perigosos no um para um, bastava encostar David Luiz ao corredor esquerdo e colocar Sidnei - sem ritmo - a 15 metros de distância, na cobertura é, no mínimo, displicente - mesmo para quem se intitula catedrático de futebol... Se bem me lembro, todos os golos tiveram origem no corredor esquerdo, com a colaboração directa ou indirecta destes dois jogadores... Não é preciso dizer muito mais... Quanto ao FC Porto fez um excelente jogo, em que tudo lhe saiu bem, e que fica para história dos dois clubes... Deixo só mais um desabafo. As reacções que fui vendo, no campo, desde o primeiro minuto de jogo - principalmente de David Luíz e Luisão - levam-me a acreditar que os jogadores não concordaram, nem um bocadinho, com as decisões do seu líder. Pode ter sido impressão minha, mas duma coisa tenho a certeza, quando os jogadores querem "fazer a cama" ao treinador, fazem mesmo! E o Luisão tem uma peso enorme no balneário... Vou ver as cenas dos próximos capítulos.
O Sporting continua a não convencer - apesar de ter tido alguns minutos interessantes - e desta vez perdeu em casa, depois de estar a vencer por 2-0. Maniche esteve muito mal, com uma expulsão escusada, quando estava a vencer por 2-0 e pode ter sido a chave para que os factores motivacionais pendessem todos para os pupilos de Manuel Machado. Mas, na minha opinião, isso não desculpa tudo! Mesmo com 10, o Sporting tinha obrigação de conseguir gerir uma vantagem de 2 golos, a jogar no seu reduto!
Quanto ao Braga, continua a dar-me razão e fazer com que as minhas dúvidas sobre a capacidade de Domingos liderar uma equipa a este nível (neste momento da carreira, claro) cresçam a cada jogo. A capacidade colectiva do Braga é significativamente menor do que nas últimas épocas e, insisto, a isto não é alheio o facto de terem saído 2 defesas laterais da equipa das épocas anteriores.
O campeonato, neste momento, perdeu muito do seu interesse no que diz respeito ao primeiro lugar e todas as atenções se viram agora para a segunda posição (dá acesso à pré-eliminatória da Champions) e em especial para Benfica, Sporting, Guimarães e Braga (no fim, é assim que acredito que fique).

O Ponte de Frielas não perdeu... mas também não jogou! Foi a segunda eliminatória da Taça da AFL de onde já tínhamos sido eliminados.

Sem comentários:

Enviar um comentário