quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Resposta a comentário

Pediram a minha opinião num comentário a um post de ontem e por isso decidi colocá-lo onde se pode ver bem, até porque é um assunto importante. Deixo a pergunta:
"Boas, uma pergunta para debater. A que se deve o mau começo da época do Benfica na liga? Caso da Arbitragem, perda de Di Maria e Ramires, ou falta de confiança da equipa, ou outra coisa?"
As subidas e descidas de rendimento de uma equipa, raramente são resultado de uma causa única. A complexidade no futebol é tão grande que por vezes é mesmo complicado explicar porque determinada equipa melhora ou piora tão rapidamente (ás vezes de uma semana para a outra).
Neste caso específico acredito que esta diferença (de resultados mas sobretudo de rendimento) se deva a todas as causas que referiste e talvez ainda mais algumas!
Da arbitragem não vale a pena falar muito mais. Os facto não deixam dúvidas. Se tivessem sido mercados os penaltys com a Académica (1) e com o Guimarães (2), o Benfica podia ter 7 pontos (os mesmo que Braga e Sporting) e nem estávamos a falar sobre este assunto.
Os jogadores que saíram eram importantes, especialmente Ramires. As transições defensivas da equipa, esta época, são muito mais lentas e notam-se muito mais as fragilidades de alguns jogadores quando têm a bola - Carlos Martins, Peixoto, Amorim ou Coentrão são jogadores que, em determinadas alturas, perdem a bola em zonas proibidas e que desequilibram toda a estrutura. Com Ramires todas estas fragilidades eram escondidas. Por outro lado, na segunda volta da época passada vimos um Di Maria capaz de resolver os jogos em que a equipa não conseguia resolver com o colectivo, coisa que esta época ainda não assistimos.
A falta de confiança é outro dos factores que salta à vista. Jogadores como Aimar, Saviola e até Cardozo, não têm conseguido fazer coisas simples, que faziam na época passada, por falta de confiança, pois qualidade sabemos que não lhes falta (aos dois primeiros pelo menos...). O início de época titubeante do recém chegado Roberto certamente não ajudou a que estes índices de confiança melhorassem após a pré-época.
Para além destas causas têm ainda sido apontadas outras. O cansaço de jogadores como Cardozo, Maxi Pereira ou Fábio Coentrão, provocado pelos jogos do Mundial e pela falta de férias, também não ajuda a atingir os níveis da forma desportiva que já deveriam ter atingido nesta altura.
No entanto, pela experiência que o futebol nos vai dando, SE o Roberto não tivesse dado aquele golo ao Nacional e SE os árbitros marcassem os penaltis que deviam, o Benfica estava no segundo lugar e ninguém queria saber se havia confiança ou se o Cardozo estava cansado. São muitos "SEs" eu sei, mas factos são factos...

6 comentários:

  1. Bem, estou de acordo com as tuas razões, mas a verdade é que o Benfica ainda não joga como o ano passado, pelo menos com a mesma garra. Este ano vejo isso no Porto :-)
    Também acho que o ano passado havia 1 aspecto mais motivador que era o Mundial, e todos os jogadores queriam mostrar serviço...os do Porto também queriam, mas não foram capazes...
    Outro Aspecto, acho que o Benfica, encarrou este ano o campeonato como já ganho (aliás eu tb)...e tirou 1 pouco o pé do acelerador...
    Entretanto vamos ver como corre o resto do campeonato...Se o Benfica não perder mais nenhum jogo...será campeão...
    Mas claro está, este ano quero que seja o meu Porto :-)

    ResponderEliminar
  2. É verdade, não joga como o ano passado, pelas razões que já apontei (e outras talvez...).

    No Porto não tenho visto muita garra (só não vi o jogo com o Braga, mas um jogo é um jogo...), tenho visto boa organização, sobretudo defensiva, e muitas bolas paradas. Por exemplo no jogo com a Naval não vi garra e mesmo organização não vi muita, mas não foi preciso: vi penalty.

    Em relação ao Mundial, concordo que pode ser um elemento motivador, mas é para todas as equipas que têm jogadores seleccionáveis (e o Porto tinha o dobro dos do Benfica).

    Quando falas em "tirar o pé do acelerador" eu digo antes que é MUITO mais difícil motivar uma equipa que ganhou do que motivar uma equipa que não ganhava nada há 4 anos. É difícil, mas é possível! Vamos ver...

    Ainda falta muito jogo, mas é um facto que esta diferença é demasiado grande para esta fase do campeonato o que, em termos motivacionais, vai desgastar muito que vem atrás...

    ResponderEliminar
  3. Bem concordo contigo, bem vamos ver...
    Estas 2 próximas jornandas vão ser muito importantes para o Benfica...Sporting e Braga...
    Este ano vejo 4 potenciais ao título, sim este ano entra o Sporting até agora...
    Desde que seja o Porto, por mim tudo bem :-)
    Bem outra cena, e o que achaste do desempenho Português nas competições europeias??

    ResponderEliminar
  4. Os Portugueses estiveram de acordo com o esperado, tirando talvez o Sporting que me surpreendeu um pouco. Com 9 suplentes ganhar fora ao Lille não é fácil. De resto, mais golo menos golo, foi tudo normal...

    ResponderEliminar
  5. M.Calado (Alentejo) =)20 de setembro de 2010 às 22:36

    Até pareces um daqueles doutores que falam na rádio após as 23h e que aconselham os gajos(as) sentimentalmente...
    LOL!
    Abraços

    ResponderEliminar
  6. Alentejano, se quiseres umas dicas para ver se o Calipolense ganha uns joguinhos também se arranja! :D

    Vai mas é fazer a tese e deixa-te de andar na net!!! :P

    Abraço!

    ResponderEliminar