segunda-feira, 19 de julho de 2010

Primeira impressão do Benfica 2010-2011

Agora que tive oportunidade de ver dois jogos do Benfica com alguma atenção já posso dar a minha opinião sobre os novos reforços, as oportunidades aos "dispensados" e como estão a começar os velhos conhecidos.
Nos dois jogos o Benfica alinhou com os seguintes jogadores:
vs Groningen: Roberto, Luís Filipe, Sidnei, Fábio Faria e César Peixoto; Airton, Rúben Amorim, Gaitán e Carlos Martins; Jara e Kardec. Jogaram ainda: Javi Garcia, Felipe Menezes, Weldon, Balboa, David Luiz, Saviola, Aimar e Nuno Gomes.
vs V. Guimarães - Roberto; Rúben Amorim, David Luiz, Sidnei e César Peixoto; Airton; Carlos Martins, Aimar e Gaitán; Saviola e Kardec. Jogaram ainda: Luís Filipe, Javi Garcia, Felipe Menezes, Jara, Weldon
Roberto: Dois jogos a comprometer em lances que diferenciam os guarda-redes (saídas pelo ar) e a sofrer 6 golos sem fazer uma defesa digna desse nome. Ou melhor muito (e rapidamente) ou vamos ter um grande problema na baliza. Esperemos que com a tranquilidade que os 3 titulares que faltam na defesa vão trazer, a confiança de Roberto aumente e os seu nível de desempenho também.
Luís Filipe: Não há muito a acrescentar ao que já se sabe. Não tem qualidade para vestir aquela camisola e nunca pode ser opção a Maxi Pereira. Na minha opinião o Benfica devia reforçar esta posição (Ruben Amorim é médio).
Sidnei: Quando teve que assumir o controlo da defesa teve problemas e mostrou-se nervoso. Tentou fazer o que faz D. Luiz na transição ofensiva, mas com pouco discernimento. Quando jogou ao lado de D. Luiz melhorou muito. Mais sereno e concentrado fez um bom trabalho no segundo jogo. Suplente interessante e com margem para fazer muito melhor (tem 20 anos!).
Fábio Faria: Não gostei do que vi no primeiro jogo. Como central esteve sempre nervoso, lento a reagir ao movimento da bola e pouco eficaz no passe. Como defesa esquerdo tentou subir sem muito acerto e comprometeu defensivamente. Lesionou-se e vai ficar 3 semanas de baixa. É o quarto central do plantel mas tem que melhorar muito para poder discutir um lugar.
David Luiz: O costume. É muito bom jogador. Imperial a defender, rápido a reagir e com grande qualidade a sair a jogar. Espero que sejam capazes de o segurar.
César Peixoto: Ao nível do que fez o ano passado. Certinho a defender e com muitas dificuldades com jogadores rápidos. Tenta dar apoio na ataque, mas não tem capacidade para desequilibrar (nem técnica nem física). Um suplente razoável.
Airton: Já o tinha prometido no final da época passada e está a cumprir nesta pré-época. Tem qualidade e é muito jovem. Tem crescido muito dentro da equipa e está cada vez mais atrevido ofensivamente. É alternativa a Javi Garcia.
Javi Garcia: Está cada vez mais confiante com a bola e sem ela continua com o nível que nos habituou. Precisa de trabalhar situações onde decide fazer passes de risco. Perdeu algumas bolas que podem custar caro à equipa. Vai manter a titularidade e o nível exibicional.
Rúben Amorim: Continua com o nível do ano passado. É como 8 que melhores performances consegue (apesar de eu pessoalmente achar que daria um 6 brilhante). Tem qualidade de passe e é muito inteligente. Aguerrido e muito esforçado. Não fossem algumas limitações físicas (alguma falta de velocidade de execução e de deslocamento) e seria um dos melhores médios da Europa.
Carlos Martins: Está a começar a época de forma muito positiva. Está agressivo e combativo como sempre mas está mais calmo e melhor a decidir, quando tem a bola. É um desequilibrador por natureza (quer em passes quer em remates) e faz golos com alguma facilidade. Vai dar luta por um lugar no onze.
Nico Gaitán: O jogador que veio substituir Di Maria no clube não engana. Joga com classe e tem muita qualidade. É muito diferente de Di Maria. Não é desequilibrador como este era. Falta-lhe a mudança de velocidade para estas andanças. No entanto é muito mais jogador. É melhor tecnicamente, é mais inteligente com a bola, decide melhor e faz, em termos defensivos, aquilo que Di Maria demorou 3 anos a perceber (também veio mais maduro obviamente). Penso que vamos esquecer Di Maria muito rapidamente.
Aimar: Está a começar de forma tímida provavelmente porque precisa de mais tempo para recuperar dos esforços da pré-época que os colegas. Mas a qualidade nota-se cada vez que toca na bola. Sem problemas físicos é indiscutível.
Filipe Menezes: Estes jogos podiam ser a chave para perceber se está melhor e se conseguirá manter o lugar no plantel. Não me parece ter feito o suficiente e tenho impressão que vai ser emprestado para crescer. Tem qualidade no passe e é inteligente, mas falta-lhe conseguir jogar ao ritmo europeu. Preciso de pensar e decidir mais depressa. Não brilhou.
Balboa: Só jogou por duas razões: porque ainda não conseguiram arranjar-lhe um clube e porque, nesta altura o Benfica só tem Luís Filipe para lateral e jogar dois jogos completos em 48 horas era ingrato e podia ser perigoso. Não tem qualidade e muito menos atitude para vestir a camisola. No terceiro golo do Groningen chega a ser ridículo.
Jara: No primeiro jogo não o achei particularmente inspirado. Com medo de ter a bola e pouco móvel. No segundo jogo esteve muito melhor. Para além do fantástico golo que marcou esteve muito melhor nas combinações com os companheiros e mais atento nas desmarcações. É reforço e pode lutar por um lugar com Saviola.
Kardec: Cresceu muito! Não em altura mas em qualidade. Está muito mais mexido e já percebeu que não está no Brasil e precisa de aparecer à frente dos defesas para poder jogar. Tabela com muito mais frequência e com muito mais acerto. Está mais lutador e, acima de tudo, tem marcado golos. Suplente ideal para que Cardozo não se acomode e melhore também.
Saviola: Se não tivesse tão pouca resistência e potência era um dos melhores do mundo. Continua inteligente e rápido a decidir e vai ser fundamental no ataque ao título. Precisa de golos para aumentar a confiança.
Nuno Gomes: Poucos minutos e marcou um golo bonito. Mostra a postura com que sempre vestiu esta camisola. Um capitão com "H" grande! Deve ser fundamental no balneário e pode ainda ser importante em algumas fases da época.
Weldon: Está abaixo do que já fez no Benfica, no entanto a sua velocidade e agressividade vão ser muito importantes nos jogos contra determinadas equipas.

No global a equipa está muito bem ofensivamente e um pouco pior defensivamente (faltam 3 titulares na defesa). Nas bolas paradas defensivas precisa de melhor para atingir o nível da primeira volta do ano passado. Não temos lateral direito e ainda não tivemos guarda-redes. De resto estamos mais fortes que a época passada.
Com um lateral direito e um jogador rápido que jogue pelos corredores penso que ficaríamos muito bem apetrechados para atacar o título e fazer boa figura na Liga dos Campeões.

2 comentários: