quarta-feira, 2 de junho de 2010

Se fosse eu... FCP - parte II

Vou agora opinar acerca do que faria no sector defensivo do FC Porto para atacar a próxima época.

No corredor lateral direito, o porto tinha nos seus quadros, na época passada, Fucile, Miguel Lopes e Sapunaru. Sapunaru parece-me mais fraco que os outros dois e seria certamente para vender - tem mercado na Roménia. Fucile tem sempre problemas com lesões e já disse que tem vontade de experimentar outros campeonatos. Seria também um bom encaixe para os cofres das Antas e uma excelente oportunidade para Miguel Lopes segurar o lugar - tem muito potencial! Teria que ser adquirido um lateral direito de qualidade para concorrer com o Português. Não me lembro de ninguém a jogar no nosso campeonato com esses requisitos - e que ainda não esteja num grande - daí que tenho impressão que o marcado sul-americano seria a solução mais viável.
Do lado esquerdo o plantel está mais equilibrado, com Álvaro Pereira dono e senhor do lugar e David Addy a fazer o seu trajecto de progressão - não conheço nada deste jogador, mas pela juventude penso que seria para continuar, na sombra de Álvaro Pereira, aproveitando todas as oportunidades.
No centro da defesa também seriam necessárias algumas alterações. Este ano a equipa contou com Bruno Alves, Rolando, Maicon e Nuno André Coelho. Penso que o tempo de Bruno Alves no Dragão terminou - já vai com um ano de atraso, digo eu - e precisa de novos desafios para progredir como jogador e para deixar este sentimento de impunidade que, certamente, se dá conta no nosso campeonato. Os outros três têm qualidade e, com a entrada já garantida de Sereno e com a integração de um jovem (júnior de segundo ano) como 5º central, fica fechado este sector.
Os emprestados Leandro (At. Mineiro), Stepanov (Málaga) e Benitez (San Lorenzo) seriam para vender - parecem ter todos mercado - e garantir algum retorno do investimento feito (em Stepanov foram 4 milhões!).
Os jovens Steven Vitória (Sp. Covilhã), Tengarrinha (Olhanense), Bura (Penafiel), , Ivo Pinto e André Pinto (V. Setubal) continuariam o seu projecto de formação em clubes da primeira ou segunda ligas, para no futuro terem oportunidade de ganhar o seu lugar no Dragão.
Resumindo, do plantel principal, saem Sapunaru, Fucile e Bruno Alves e entram um lateral direito (pode ser o Maicon, do Inter? :), Sereno e um júnior.

Sem comentários:

Enviar um comentário