terça-feira, 11 de maio de 2010

Se não pede bandeirinha na janela, não presta!

E pronto, como eu já esperava, começaram as críticas ao seleccionador e o pessimismo instalou-se... Sabia que ia acontecer e só acontece porque o seleccionador é Português e pior, já teve conotação com um dos 3 grandes! E isso turva a vista à maioria dos Portugueses que segue o fenómeno do futebol.
Vamos então analisar a convocatória, olhando para a minha previsão, tendo em conta quais seriam as alternativas.
Guarda-redes: Eduardo, Beto e Daniel Fernandes.
Aqui parece-me ser a zona do campo mais facilmente contestável. Havia Quim, Patrício e até Hilário, todos eles com capacidade para estar no Mundial. Não consigo perceber a escolha de Daniel Fernandes, mas é o 3º, e nem todos os jogadores servem para terceira escolha! Por ser quase irrelevante (Eduardo ia e vai jogar sempre), não me parece que seja grave.
Defesas: Miguel, Paulo Ferreira, R. Carvalho, Bruno Alves, Rolando, R. Costa, Duda e F. Coentrão.
Nas minhas escolhas ficava Duda de fora e entrava Rúben Amorim (Paulo Ferreira ficava para a esquerda) e entrava Pepe (que para Queirós será médio) para o lugar de Ricardo Costa. De qualquer forma e tendo em conta os que vão de facto jogar, não me parecem trocas relevantes uma vez que vão jogar os mesmos.
Médios: Pepe, Zé Castro, Pedro Mendes, Raul Meireles, Miguel Veloso, Tiago e Deco.
Daqui, Zé Castro parece o 24º e só irá ao Mundial caso Pepe não esteja em condições. De resto Moutinho e Assis ficam de fora e entram Pepe e Raul Meireles. Eu não escolhia Pepe para o meio campo porque vejo o futebol de outra forma, mas compreendo a opção. Raul Meireles está mal, mas Moutinho também não está melhor... Nuno Assis devia ir, mas não jogava, por isso não me parece importante. Carlos Martins também podia ser hipótese, pelo bom final de época, mas também não era opção para titular...
Avançados: Simão, Nani, Danny, C. Ronaldo, Liédson e Hugo Almeida
No ataque Queiróz apenas troca Quaresma (que era para mim extremamente discutível) por Danny. Compreendo a escolha pela versatilidade e polivalência e pelo bom final de época que está a fazer na Rússia (não esquecer que a época está no auge, com os jogadores na sua melhor forma!).

O "onze" de Queirós tem tudo para ser qualquer coisa deste género:
Eduardo; Miguel, Bruno Alves, Ricardo Carvalho e Fábio Coentrão; Pepe, Raul Meireles, Nani e Deco; Cristiano Ronaldo e Liédson.
Tenho ainda dúvidas nos laterais e a escolha vai depender muito do seu desempenho no estágio. É preciso ver se Miguel está bem fisicamente (há sempre dúvidas por causa da falta de profissionalismo que este sempre revelou) e se Fábio Coentrão se adapta ao "jogar" da selecção (muito diferente do do Benfica de Jesus).

Esta selecção é, a partir de ontem, A MINHA SELECÇÃO!

1 comentário: