sexta-feira, 21 de maio de 2010

Se fosse eu... SLB - parte III

Chegou a vez dos médios.
Este sector, se tivermos em conta todos os jogadores que o benfica emprestou na época passada, é difícil de avaliar, por força do número de jogadores que comporta. Vou ,de qualquer forma, tentar não me esquecer de ninguém (no sector defensivo não referi alguns emprestados por sentir que são irrelevantes e não vão sequer entrar nas contas).
Do plantel actual e para o corredor direito, o benfica tem Ramires e Rúben Amorim. São valores seguros e que dão garantias de qualidade. Para manter sem dúvida. Acrescentaria apenas o regresso do emprestado Urreta, que pode dar profundidade ao corredor direito, fundamental para defrontar equipas com organizações defensivas mais fechadas ou com corredores centrais mais preenchidos.
No corredor esquerdo tínhamos este ano Di Maria e Fábio Coentrão. O primeiro vai - e na minha opinião bem - ser transferido e o segundo - para mim também bem - já não é médio, como atrás referi. Para subsituir Di Maria o Benfica já foi ao mercado buscar Gaitán (jogador de características semelhantes, segundo a imprensa), o que dá alguma tranquilidade nesta posição. Penso que para completar o plantel nesta zona do campo era interessante integrar um dos jovens emprestados - penso que a ida de Leandro Pimenta e David Simão aos EUA não é inocente - na época transacta. Para além dos dois que referi lembro-me ainda de André Carvalhas, um dos mais promissores médios da sua geração, que foi aposta regular no Fátima, da liga Vitalis. Destes 3 ficava com um para fazer sombra a Gaitán, sem esquecer que a polivalência dos jogadores do Benfica protegeria facilmente este sector - Ramires, Carlos Martins ou Fábio Coentrão são sempre hipótese.
Para médio defensivo o Benfica está muito bem servido com Javi Garcia e Airton, "protegidos" pela polivalência de Rúben Amorim ou Ramires que podem fazer a posição sem problemas.
Para completar o meio campo característico do Benfica (4 médios) falta apenas falar no médio ofensivo. Aimar e Carlos Martins são valores seguros e já mostraram que se podem revezar sem problemas. Na minha opinião, e porque são ambos jogadores propensos a lesões e baixas de forma desportiva, penso que poderia ser adicionado um terceiro elemento. Felipe Menezes foi o escolhido na época passada e eu voltava a escolhe-lo para dar continuidade a sua evolução e adaptação ao ritmo do futebol europeu.
Dos restantes emprestados, Bynia e Yebda são para transferir e encaixar algum dinheiro para reforços (principalmente Yebda, com mercado em Itália, França e Inglaterra e que vai ao Mundial). Penso que deveriam continuar ligados ao Benfica Coelho (esteve no Paços de Ferreira onde não foi feliz por causa de uma lesão, mas que tem potencial), os dois que já referi atrás (os que não ficassem no plantel), Yartey (excelente época no Beira-Mar) e Romeu Ribeiro (opção regular no Trofense). Freddy Adu (Belenenses e Aris), Balboa (Cartagena) e Fellipe Bastos (Belenenses e Servette) devem seguir a sua carreira libertando-se do Benfica uma vez que, após várias oportunidades, não apresentaram futebol para se impor na Luz. Dos jovens Ivan Santos, Miguel Rosa, Adriano e André Soares (Carregado) não tenho conhecimento suficiente para opinar, mas uma vez que são muito jovens e Portugueses, penso que mereciam continuidade.

Resumindo, do plantel principal saem Di Maria e entram Gaitán, Urreta e André Carvalhas.

Faltam os avançados!

5 comentários:

  1. O Jara é avançado pah! Apesar de já ter lido que alinha também como extremo (que não é como jogam os médios no Benfica actual), as características apontam para que seja um mais parecido com Saviola.

    ResponderEliminar
  2. Right!!! Hoje é o meio campo!!!! :-)

    ResponderEliminar
  3. Muito bom Sr Eng. Ficarei a espera dos avançados, que pelo que te conheço, há um que já tem caminho de marcha. :P

    ResponderEliminar