sexta-feira, 28 de maio de 2010

Se fosse eu... FCP - parte I

Da mesma forma como fiz para o Benfica, vou mandar as minhas "baboseiras" acerca da composição do plantel do FC Porto para a próxima temporada. Começamos pela baliza.
Na época passada o Porto teve no seu plantel 3 Guarda-redes: Hélton, Beto e Nuno. Dos três, apenas Nuno pode ser discutível, principalmente se nos vier à memória a final da super-taça com o Benfica, onde foi manifestamente mal batido, no primeiro golo.
Sou da opinião que o terceiro guarda-redes de um plantel deve ser um jogador de futuro, com potencial e com condições para, assim progrida de forma espectável, ser o número 1 da sua equipa.
No caso do Porto, e porque tenho a impressão que o seu peso específico no balneário pode ser importante - ainda por cima numa época em que pode perder 2 dos seus capitães, Bruno Alves e Raul Meireles - por ser capitão e por levar já 6 anos com a camisola do FC Porto (não consecutivos, uma vez que fez um intervalo de 3 anos com passagens por D. Moscovo e D. Aves).
Caso Nuno fosse mesmo dispensável penso que um dos júniores deveria treinar com a equipa principal, competindo na equipa Júnior sempre que não fosse necessário na principal.
Ventura é o único emprestado para esta posição e penso que deve continuar ligado ao clube. Fez uma boa época no Olhanense que ficou na Liga Sagres e deve manter o seu percurso até a afirmação plena das suas capacidades. Tem potencial para ser importante.

2 comentários:

  1. E quem é que seria o titular? Helton ou Beto?

    ResponderEliminar
  2. Para mim era o Helton de caras... O Beto é mais um guarda-redes com qualidade "normal" entre os postes e com muitas debilidades nas saídas...

    O Helton é o melhor guarda-redes a jogar em Portugal.

    ResponderEliminar