Analisando a rede de passes é fácil de perceber que a estratégia de José Peseiro não incluía controlar a posse de bola. Aparentemente a ideia seria baixar o bloco, dar a bola ao adversário e tentar ferir o adversário nas transições ofensivas aproveitando o espaço nas costas do Arsenal. Apesar do desenho táctico inicial mostrar o normal 4-3-3, com Nani e Bruno Fernandes nos corredores laterais e um meio campo com 3 médios defensivos - Petrovic mais atrás e Battaglia e Gudelj como interiores - a verdade é que as acções com bola desenrolaram-se sobretudo no corredor central, numa espécie de 4-4-2 losango com Bruno Fernandes como "10" e Nani como segundo avançado. Bruno Fernandes e Nani foram os únicos com capacidade de receber a bola em zonas mais ofensivas e apresentam alguns padrões com Gudelj e Petrovic. Nos corredores apenas Acuña aparece com alguma influência combinando com André Pinto e Gudelj.
Ao olharmos para a rede do Arsenal rapidamente percebemos que a posse de bola esteve sobretudo com os Ingleses. O desenho táctico inicial é parecido com o do Sporting, mas com um triângulo invertido - Guendouzi e Elneny atrás de Ramsey e Mkhitaryan, Aubameyang e Wellbeck na frente. Xhaka jogou como lateral esquerdo e não no meio campo como é normal. O jogo interior do Arsenal é facilmente visível na rede com Guendouzi e Ramsey no centro de toda a manobra ofensiva. O corredor esquerdo é bastante mais utilizado do que o direito, com Holding, Xhaka e Guendouzi formando triângulos sucessivos. Os laterais parecem ter a bola em zonas bastante ofensivas e Wellbeck joga sobretudo em posições interiores, ao contrário de Mkhitaryan que joga sobretudo junto à linha.
Hoje apresento pela primeira vez o conceito de expected goals (xG), que hei-de explicar num post futuro. Basicamente é a probabilidade de cada oportunidade ser ou não golo. No gráfico podemos ver que o Sporting até teve mais oportunidades que o Arsenal (15 vs 13) mas as do Arsenal foram bastante mais perigosas, pelo que o resultado acaba por se justificar, apesar do resultado 1-2 poder espelhar melhor o que aconteceu no jogo.
Sem comentários:
Enviar um comentário