quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

Liga NOS 18-19 - Portimonense 2-0 SL Benfica: Jogo fraco do Benfica com muitos erros individuais e colectivos

Depois da euforia do resultado enganador com o Braga chega a "chapada" para fazer os benfiquistas assentar os pés no chão. Mais uma exibição pobre ofensivamente e desta vez com erros individuais e colectivos defensivamente.
A organização da equipa foi a do costume com 4-3-3. Equipa subida como é normal, mas sempre com Odisseas demasiado recuado, como vamos ver mais à frente. Corredor esquerdo sempre mais utilizado, com Grimaldo, Pizzi e Zivkovic em destaque. O posicionamento de Zivkovic pode parecer estranho mas isso deve-se ao facto de ter trocado de corredor depois da saída de Cervi e entrada de Sálvio. Vamos a alguns exemplos dos erros individuais e colectivos do jogo de ontem:
Péssimo controlo dos cruzamentos por parte do Benfica com os centrais muito distantes e fora da zona de controlo e permitem que Jackson passe pelos dois sem qualquer dificuldade e fique na cara de Odisseas. Falta de pressão sobre o portador potencia os outros problemas.
Já não é a primeira vez que reparo que Odisseas demora sempre muito tempo a chegar à bola sempre que esta é jogada nas costas da defesa. E isso deve-se na essência ao posicionamento conservador do guarda-redes Grego. Este lance é mais um exemplo disso e desta vez redundou no segundo golo do Portimonense.
Este vídeo mostra o que podia ter sido o 3-0 para os Algarvios e só não aconteceu porque Odisseas saiu de forma brilhante reduzindo o espaço disponível a zero. Fica aqui bem demonstrada a falta de qualidade colectiva que a equipa de Rui Vitória tem desde que este chegou ao clube. Só não dá em golo mais vezes porque os intervenientes são de altíssima qualidade e os adversários são, normalmente, de qualidade mediana.
O Portimonense alinhou num 4-3-3 com 2 médios mais defensivos - Pedro Sá e Ewerton - e um mais ofensivo - Dener. Mais bola no corredor esquerdo com Rúben Fernandes, Manafá e Nakagima em destaque. Pedro Sá com alguma qualidade no jogo interior a ligar sobretudo com Ewerton e depois com Paulinho e Jackson. Manafá foi sempre dos mais perigosos da equipa e vem-se afirmando como um dos laterais interessantes da liga.
Para terminar deixo-vos o gráfico dos golos esperados que costuma espelhar bastante bem o desenrolar dos jogos. Num jogo contra um adversário classificado na nona posição antes deste jogo, o Benfica consegue uma única oportunidade de golo digna desse nome que é o remate de cabeça de Jardel para defesa de Ricardo. É pouco para um candidato ao título. O Benfica terminou o jogo com 1.5 xG contra 1.9 xG do Portimonense. É verdade que os números são exagerados e houve alguma falta de sorte do Benfica sobretudo na forma como sofreu os golos, mas é grave que uma equipa como o Benfica tenho menos xG que o Portimonense. Um empate seria justo na mesma, mas a vitória assenta bem aos algarvios que tiveram oportunidades de golo para os 2 golos que marcou resultado de 10 oportunidades de finalização (contra 11 do Benfica). Este equilíbrio é catastrófico para a equipa de Rui Vitória que está à beira de deixar de ser candidato ao título e que pode regressar ao quarto lugar na tabela...

3 comentários:

  1. Parabéns pela analise e agora com um novo timoneiro? Qual é a expectativa de mudança?

    ResponderEliminar
  2. Agora temos que dar tempo para que o novo treinador consigo passar as suas ideias. Depende muito do que pretende a Direcção. Contratar já o treinador do próximo ciclo ou deixar o interino até ao final de época e, ao mesmo tempo e com mais tranquilidade, preparar a próxima época já com o novo treinador fechado? Eu ia pela segunda, mas depende muito de quem está disponível para isso...

    ResponderEliminar
  3. Aguardo a análise do jogo de hoje, que poderá dar confiança e mudar as coisas para melhor! Um abraço

    ResponderEliminar