terça-feira, 18 de dezembro de 2018

Liga NOS 18-19 Sporting CP 5-2 Nacional: Inicio de jogo terrível do Sporting. Na segunda veio a reviravolta, mas nem tudo são rosas.

Mais um resultado desnivelado mas cujos números não inspiram assim tanta confiança. O Sporting atravessa uma fase de confiança imbatível mas que não vai durar para sempre. Este nível de eficácia ofensiva dificilmente se vai manter.
Sporting no geral com mais bola que o adversário e com vontade de jogar curto desde o guarda-redes.Veja-se o número de ligações de Renan para os colegas (defesas e Gudelj). Algum jogo interior (mais do que nos corredores) com os 3 médios e Nani bastante interventivos e interiores. Bas Dost continua a mudar o chip e a envolver-se cada mais com os colegas e isso torna-o muito melhor jogador. Bruno Fernandes no centro de todo o jogo do Sporting. Está mais feliz com esta forma de jogar e isso nota-se nele e no que dá aos colegas.
Nacional da Madeira mais defensivo que os leões mas ainda assim com ideia bastante positiva. Vontade de ter a bola desde trás, boa construção nas primeira fases e algum jogo interior, que neste tipo de equipas é bastante casual. Os madeirense alinharam num 4-3-3 com Vítor Gonçalves, Jota e Palocevic a formarem o trio de médios e Camacho, Witi e Róchez como tridente atacante. Jota (25 anos) e Camacho (24 anos) foram os mais inconformados e estiveram em bom plano com bola.
Este continua a ser o gráfico que me deixa algumas dúvidas que este nível de performance se possa manter por muito tempo. O Sporting a jogar em casa com um adversário do fundo da tabela não pode permitir 1.6 xG. E não o pode fazer porque nem sempre vai ser capaz de fazer 3 golo em 2.4 xG se retirarmos da equação os dois penaltys. Mesmo em relação aos penaltys, o Sporting tem esta época 8 lances da marca dos 11 metros (o primeira das 6 ligas europeias mais importantes) e desses 8 marcou todas o que faz com tenho 8 golos contra os 6.4 xG que esses lances valem. Insisto, este nível de eficácia não vai durar para sempre...

Sem comentários:

Enviar um comentário